Trecho urbano da 153 terá só um acesso e um retorno

11:51 0 Comments A+ a-

Vandré Abreu

Omotorista que trafegar no trecho urbano da rodovia BR-153, entre Goiânia e Aparecida de Goiânia, conta, desde a tarde de ontem, com apenas um retorno e um acesso às vias paralelas – que levam aos bairros. A decisão foi divulgada ontem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e é resposta aos protestos de comerciantes e moradores do local. Os cidadãos reclamavam do fechamento do acesso à Rua Pernambuco, do bairro Nossa Senhora de Lourdes, em Aparecida.

Os dois retornos e dois acessos às vias que existem nos quilômetros 504 e 505 no trecho deixarão de funcionar. Agora, há apenas um retorno aos motoristas, que será no km 506, próximo à indústria de cosméticos Abelha Rainha, no sentido Goiânia-Aparecida. A obra foi realizada e liberada ontem. Em relação aos acessos, também haverá apenas um, entre os quilômetros 504 e 505. O acesso que havia no km 505 é justamente o que foi fechado no final de semana.

O bloqueio, com blocos de concreto, tem o objetivo de reduzir o número de acidentes no local. Segundo o Dnit, no trecho ocorrem 67% dos acidentes no perímetro urbano da rodovia – de 2008 a outubro deste ano já foram 324 acidentes, com 185 feridos e 9 mortes. Um dos que morreu no exato local do bloqueio foi o motorista Raimundo Nonato Bezerra, 55, na madrugada do dia 25 de outubro.

Na manhã de ontem, cerca de 150 pessoas realizaram protesto no local e pediam a construção de passarelas e viadutos na região, com apoio de entidades classistas e políticos de Aparecida. No entanto, o Dnit afirmou, em nota, que “serão instaladas 13 passarelas neste trecho, que somadas às já existentes, contarão 20 passarelas em toda a extensão”.

Também ficou definido que a Prefeitura de Aparecida se compromete a cuidar da iluminação na via. No entanto, o Poder Público exige que o DNIT assuma todos os riscos legais e faça as obras necessárias para que se coloque a iluminação na via. O DNIT alega que a iluminação só pode ser garantida pelas Prefeituras, ou de Goiânia ou de Aparecida, mas que toda a via é bem sinalizada.

Fonte: Jornal o Hoje