Presidente do TSE avalia recadastramento biométrico em Goiânia
Goiânia está entre as cidades do país em que os eleitores deverão realizar o recadastramento biométrico. Até então, 40% do eleitorado já fizeram o recadastramento. Segundo o Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ministro Ricardo Lewandowski, os números na capital goiana são positivos. Vale lembrar que o prazo final se encerra em março de 2012.
“Eu acredito que vamos chegar à meta de recadastrar todos os eleitores de Goiânia antes das eleições de 2012”, garante.
A Justiça Eleitoral irá coletar os dados dos eleitores brasileiros para diminuir os prejuízos com prováveis fraudes. Neste caso, instituições federais, como a Previdência, farão uso dos dados atualizados.
O Ministro Lewandowski afirma que quem fizer o recadastramento, receberá futuramente a nova identidade oficial sem necessidade de outro cadastro.
“O objetivo primordial é imprimir a racionalização ao processo eleitoral. Vamos impedir equívocos, mas temos num segundo momento o objetivo de fazer com que os nossos eleitores recebam a carteira nacional de identidade que está sendo feito pelo Ministério da Justiça”, explica.
Ainda de acordo com Lewandowski, a meta do Tribunal Superior Eleitoral, é realizar o recadastramento biométrico de todos os eleitores brasileiros até 2018.
Com informações da repórter Nathália Lima (Portal 730)