Goiânia é destaque no setor aeronáutico

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Mariza Santana

Goiânia registra a terceira maior concentração de aeronaves privadas do País, logo atrás de São Paulo e Rio de Janeiro. E ainda sedia grande número de empresas do setor que operam com táxi aéreo, manutenção de aeronaves e outros serviços que lhe garantem a posição de segundo maior polo aeronáutico do Brasil.

Agora, com a instalação de duas indústrias do setor em Anápolis – a holandesa Rekkof e a norte-americana Trush Goiás –, passará a reunir todas as condições para desenvolver um cluster (arranjo produtivo) do setor. A avaliação é do presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral (A­bag), Eduardo Marson Fer­- reira, que está em Goiânia. A entidade promove desde on­-tem na cidade o 1º Fórum Regional de Aviação Geral. O evento termina hoje no Hangar José Ludovico de Almeida, no Aeroporto Santa Genove­va, e reúne empresas de aviação goianas e nacionais. Na chamada área estática estão expostas dez aeronaves.

Um dos destaques da exposição é o jato executivo Phenom 300 fabricado pela Embraer. A aeronave foi a mais entregue em sua categoria (light) no ano passado e tem clientes em todo o mundo, principalmente Estados Unidos e países da Europa e Ásia. O jato transporta até 11 pessoas e tem autonomia de 3.650 quilômetros, podendo voar sem escala de Goiânia a Buenos Aires, na Argentina. Seu preço; US$ 9 milhões. Essa é a primeira vez que uma aeronave modelo Phenom 300 é exposta na capital goiana e chamou a atenção dos participantes do Fórum.

O empresário Cláudio Oha­- ra aproveitou o evento para conhecer mais detalhes de outra aeronave, o SR22 da Cirrus, que também está em exposição no local. Dono de uma construtora em Londrina (PR), ele já tem um bimotor, mas pretende trocá-lo por um modelo mais moderno. “Tenho avião há oito anos e para mim é uma ferramenta de trabalho”, afirma. Ohara está se mudando para Goiânia, onde vai construir apartamentos, e é proprietário ainda de uma fazenda em Niquelândia, no Norte Goiano. O modelo da Cirrus que ele conheceu custa em torno de US$ 800 mil.

Serviços
Goiânia se destaca como polo de serviços de manutenção aeronáutica. As empresas goianas Diamond Aviação e Aliança Aviação estão no mercado há 35 anos. A Diamond é especializada em manutenção e venda de hélices de aeronaves. A Aliança atua nos serviços de manutenção de turbohélices. As empresas têm clientes em todo o Brasil e na América do Sul, além de prestarem serviços eventuais até para países africanos, informa o funcionário do Departamento Comercial, Luciano Ribeiro.

O mercado aeronáutico do Centro-Oeste, principalmen­te de Goiás, está bastante a­quecido, na opinião do gerente comercial da Voar Aviação e Globo Aviação, Márcio Couto. Na área de táxi aéreo, a maior procura é por voos para quatro a seis passageiros.

O presidente da Abag, Eduardo Marson Ferreira, estima que devem ser gerados negócios da ordem de R$ 20 milhões, em vendas de aeronaves e outros produtos, durante e após o fórum. Este é o primeiro evento realizado em Goiânia, devido ao potencial do mercado do Centro-Oeste. Ele adianta que já está confirmada a segunda edição do Fórum Regional de Aviação Geral para 2012.

Fonte: Jornal o Hoje