Goianos lideram emigração

10:21 0 Comments A+ a-


Katherine Alexandria

Goiás é o Estado que possui a maior proporção de emigrantes do País. No ano passado, para cada mil habitantes, 5,92 pessoas residiam em países estrangeiros, de acordo com os dados do Censo Demográfico divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). No total, 35.572 goianos moravam no exterior e 491.645 mil brasileiros em 193 países do mundo, a maioria (57,4%), mulheres. Esta foi a primeira vez que o instituto divulga informações como origem, destino, perfil etário e sexo dos emigrantes.

A região Centro-Oeste foi origem de 12% dos emigrantes, com destaque para Goiás (7,2%), como a quarta unidade da Federação em emissão de pessoas. Já a principal origem deste fluxo é o Sudeste (49%). Segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Elie Chidiac, Goiás ocupa esta posição por ocorrer uma emigração de chamamento, em que os familiares e amigos que conseguiam bons resultados fora do País influenciam a ida de mais pessoas.

De acordo com o IBGE, o destino principal dos brasileiros são os Estados Unidos. Em ordem, Minas Gerais (43,2%), Rio de Janeiro (30,6%) e Goiás são os que possuem este como o principal destino. Não foi diferente para a família do estudante Hernane Silveira Chaves, de 22 anos, que morou nos Estados Unidos por seis anos. “Meus pais foram primeiro, queriam comprar uma casa e voltar”, conta. Ele voltou este ano para Goiânia, onde nasceu, mas os pais não.

“Quando eu fui, eles já estavam lá há mais de cinco anos. Conseguiram um dinheiro bom, se separaram e não têm a pretensão de voltar mais.” Os pais e o estudante também se encaixam na faixa etária em que se concentram os emigrantes brasileiros – de 15 a 59 anos de idade –, segmento de pessoas ativas com cerca de 94,3%. Já com idades entre 20 e 34 anos contribuíam 60% do total.

Os resultados colhidos pelo IBGE sinalizam também que esse deslocamento é determinado pela necessidade da venda da força de trabalho e que foram realizadas de forma individual em maior medida, ou seja, sem o acompanhamento da família. “Minha família toda, avós, tios, primos estão aqui.” Hernane também trabalhou nos EUA, mas o seu foco foi o estudo. Fez todo o ensino médio e se formou em aviação.

Fonte: Jornal o Hoje