Ciclovia deve ser um marco para mobilidade

10:44 2 Comments A+ a-


De acordo com o presidente da Companhia Metro­politana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, o Grafite, o Eixo Universitário é um marco para a mobilidade urbana de Goiânia. “Não há solução para o transporte em geral com o transporte individual”. Goiânia já teve uma ciclovia, que foi desativada a partir da construção da Marginal Botafogo.

Para a arquiteta e coordenadora do Pedal Goiano, Gabriela Silveira, a ciclovia é em um trecho estratégico, por onde circulam trabalhadores e estudantes que usam a bicicleta como meio de transporte. Silveira complementa que espera que a pista do Eixo seja apenas o início de uma rede de ciclovias.

O Eixo Universitário terá 2,5 quilômetros, com uma faixa preferencial à direita da pista para os ônibus e outras duas para os veículos. Ficará proibido o estacionamento de veículos em toda a via, inclusive na Praça Universitária – que também ganhará uma ciclovia.

Atualmente, um ônibus do transporte coletivo gasta de 18 a 20 minutos para ir da Praça Cívica à Praça da Bíblia, em uma velocidade de 10 a 12 quilômetros por hora. Com o eixo, a expectativa da CMTC é reduzir o tempo para dez minutos. A expectativa é que as obras fiquem prontas em seis meses.

Já o canteiro central será todo reformulado. Com a ciclovia de mão dupla ao longo da via. Todos os quiosques do canteiro central serão reformulados e padronizados. Na manhã de ontem, o primeiro pit dog da Rua 10 já estava de mudança. As calçadas das avenidas também terão um conceito sustentável e mobilidade – com rebaixamento.
Os retornos à esquerda na Avenida Universitária também serão fechados, com exceção ao cruzamento com a Rua 94, com a 225 e com a 239, a mesma do Hospital Araújo Jorge. Na última, apenas o serviço de urgência e emergência poderá fazer o retorno. A sinalização também será ampliada, com fiscalização eletrônica, 11 faixas de pedestres e 12 semáforos – 11 de travessia e um no cruzamento da Rua 94 com a 20.

O presidente da CMTC explica que em cada quadra haverá câmaras de monitoramento. Os veículos comuns poderão utilizar a faixa de ônibus apenas para entrar em garagem ou para conversões à direita. “Se observamos um carro circulando pela via em dois quarteirões seguidos, o condutor será penalizado”. Essa ação será de responsabilidade da Agência Municipal de Trânsito (AMT).

Fonte: Jornal o Hoje

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Anônimo
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10 de novembro de 2011 às 11:38 delete

Perfeito, tenho que reconhecer quando existe o acerto, e parabenizo a atitude. A ciclovia é muito bem vinda, muito bem pensada e se faz totalmente necessária, agora é uma pena que a troca das árvores, está mudando muito a característica anterior. As grandes árvores que dão sombra confortável e de uma área considerável, estão sendo trocadas por coqueirinhos e outras especies de vegetação rala que tem apenas a função estética, retirando assim o conforto da sombra extensa de algumas arvores que ainda existem, mas se continuarem arrancando as frondosas e colocando arbustos...

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Roberta
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15 de novembro de 2011 às 20:38 delete

Muito bom. Mas e os pit dogs? Continuarão?

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