Marconi determina melhorias na Saúde

10:09 0 Comments A+ a-


O governador Marconi Perillo realizou, na tarde de hoje, no Palácio das Esmeraldas, reunião com os secretários de Saúde, Antônio Faleiros; de Gestão e Planejamento, Giuseppe Vecci; da Casa Civil, Vilmar Rocha; da Controladoria Geral do Estado, José Carlos Siqueira, com o procurador-geral do Estado, Ronald Bicca, e o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres, para discutir ações referentes a políticas para a saúde. Marconi determinou à Procuradoria Geral do Estado uma força-tarefa para resolver todas as pendências jurídicas com objetivo de desburocratizar as ações de saúde, e estabeleceu a apresentação de um cronograma de soluções até o final de dezembro.

O governador autorizou o secretário Faleiros a preparar um decreto de emergência sanitária para a saúde, caso isso seja necessário para agilizar todos os procedimentos de emergência sanitária. Pediu também a preparação de um projeto de descentralização total e gestão autônoma pela Secretaria de Saúde dos recursos constitucionais que lhe são devidos.

Ainda à tarde, Marconi teve reunião com diretores do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), Hospital de Doenças Tropicais (HDT), Hospital Geral de Goiânia (HGG), Hospital Materno Infantil (HMI), e Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa). Os diretores relataram ao governador as dificuldades vividas pelos hospitais. “Eles me fizeram relatórios das inúmeras dificuldades enfrentadas, especialmente por conta da burocracia. Foi quando eu disse que estou disposto a criar decreto de emergência sanitária e um meio de centralizar os recursos. O grande problema da saúde hoje é a burocracia excessiva”, disse.

O governador afirmou a eles que coordenará todas as ações com vistas a soluções necessárias para que as unidades do sistema de saúde e o setor de saúde possam atender a população nos moldes do que praticam hoje o Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), o Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo, (Huana) e o Hospital de Urgências da Região Sudoeste (Hurso).

Fonte: Goiás Agora