Marconi dá posse a novos secretários
Marina DutraApós acumular seis desfalques do primeiro escalão em menos de quatro meses, o governador Marconi Perillo (PSDB) deu posse aos novos auxiliares do governo, na manhã de ontem, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Apesar de não ter se reunido ainda com os novos titulares para reforçar as funções de cada pasta, o tucano fez questão de mencionar, em discurso, os desafios e prioridades que cada secretário terá pela frente.
Dos seis secretários empossados, três são do PSDB: o suplente de deputado Nédio Leite (Assuntos Estratégicos); a vereadora de Luziânia Edna Aparecida Alves dos Santos (Entorno do Distrito Federal) e o também vereador de Luziânia Gastão Leite (Agência Goiana de Desenvolvimento Regional). A Secretaria Extraordinária ficou sob o comando do PRB, com o pastor Jefferson Rodrigues; a de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Goiânia, com Sílvio Silva Souza, do PSD; e a de Cidades, com Igor Montenegro, do PP.
Marconi avaliou que a cerimônia de posse tinha um significado político “muito forte”, já que cada órgão possui características estratégicas na área técnica e também política. A avaliação do governador também foi de encontro ao resgate da parceria política entre o governo e o PP. A Secretaria de Cidades, que estava sem um titular definitivo desde a saída do deputado federal Armando Vergílio (PSD), em julho, foi ocupada pelo empresário Igor Montenegro, que se desfiliou há pouco tempo do PSDB, para embarcar no PP.
A solenidade de posse foi prestigiada por muitos prefeitos. Para o presidente regional do PP, deputado federal Roberto Balestra, 28 prefeitos prestigiaram a cerimônia de posse de Montenegro. “Não há mais motivos para o partido reclamar por que não está no primeiro escalão. A posse na Secretaria de Cidades representa o espaço que sempre foi do PP”, disse Balestra.
Montenegro, por sua vez, afirmou que o evento marcava o reencontro de antigos parceiros de primeira hora. “Hoje Marconi resgata essa parceria histórica. Enquanto eu, Sandes e Balestra estivermos no partido, você (Marconi) terá nossa lealdade”, declarou o novo secretário.
Recomendações
Durante discurso, Marconi fez recomendações a cada um dos novatos. A Nédio Leite, o governador lembrou que ele terá a difícil missão de substituir o antigo titular da pasta, Fernando Cunha. “Nédio é um homem experiente, tanto na função Legislativa como na Executiva”. O novo secretário disse que possui contato com a base estadual e que seu maior desafio será manter o elo entre prefeitos e governo.
A Jefferson, o governador afirmou que ele fará a interlocução entre o Estado e os movimentos sociais e religiosos. “Ele possui muita influência nos segmentos que representa e será um termômetro para nós”. Dirigindo-se a Edna, Marconi avisou que a vereadora enfrentará grandes desafios no comando da pasta. “A prioridade será buscar soluções junto aos ministérios para a viabilização de recursos para a região, para o PAC do Entorno. Essa atenção terá de ser permanente”.
Fonte: Jornal o Hoje