Desafio da mobilidade encara percurso até o centro de Goiânia

11:23 0 Comments A+ a-


Complexo Esportivo do Goiás - Avenida 85, Setor Pedro Ludovico - Destino: Rodoviária, Avenida Goiás Norte - Setor Norte Ferroviário. Este foi o trajeto da primeira parte do desafio mobilidade. O ciclista Raniel Nascimento de Souza realizou este percurso.

A reportagem da RÁDIO 730 também realizou. A saída ocorreu às 07h17 da manhã. Raniel saiu na bicicleta. Paulo Luigi, motorista da RÁDIO 730, e o repórter Samuel Straioto saíram no carro da emissora. Às 07h19 o carro passou por Raniel, próximo do início da Avenida Mutirão, no Setor Marista e se distanciou dele às 7h22, momento em que Raniel já não dava pra ser visto pelo retrovisor do veículo. Ao passar pelo viaduto da Praça do Ratinho, surgiu a primeira dificuldade no trajeto.

“A primeira dificuldade neste trajeto da sede administrativa do Goiás até a Praça do Ratinho é o trânsito muito perigoso para o ciclista. Existem três corredores. O corredor do canto direito seria do ciclista, mas ali ele é específico para ônibus. Há perigo também naquele túnel da Praça do Ratinho, e já há relatos de ciclistas que desobedeceram, passaram por ali e foram atropelados, então há uma dificuldade de mobilidade do ciclista, em que ele tem que dar uma volta e chegar até à Praça Cívica”, relata Raniel.

O local descrito por Raniel no viaduto da Praça do Ratinho há uma grande placa identificando a proibição do trânsito de bicicletas. A estrutura montada foi para dar prioridade para veículos de maior porte.

Raniel ficou bem distante neste ponto, porém não foi difícil que ele deixasse o carro da emissora para trás. Bastou apenas um congestionamento às 07h25, nas proximidades da Praça Cívica para que Raniel seguisse o caminho, enquanto o veículo da RÁDIO 730 ficou vários minutos, tentando avançar poucos metros até o Centro da Cidade.

Raniel Nascimento de Souza destaca que se poderia aproveitar o canteiro central da Avenida 85 para construir uma ciclovia e melhorar a condição dos ciclistas trafegarem.

“No meu entendimento dá. No máximo dois metros daria para construir uma ciclovia, visto que os corredores da Avenida 85 são largos. Se fosse feito um estudo, seria possível criar alguma alternativa para o ciclista”, declara.

Após a Praça Cívica, bicicleta e carro seguiram pela Avenida Goiás, no Centro da capital até a Estação Ferroviária da cidade na Praça do Trabalhador. Respeitando as leis de trânsito, a bicicleta chegou três minutos primeiro do que o carro, em frente à Rodoviária de Goiânia.

Reportagem especial de Samuel Straioto (Portal 730)