Tempo quente está apenas no início, diz meteorologia
Galtiery RodriguesSe você já está incomodado com o calor acentuado e com a diminuição da umidade relativa do ar, saiba que a convivência com tais incômodos está só começando. De acordo com a meteorologista e chefe do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, o que ontem foi temperatura máxima de 33º e umidade mínima de 20% pode chegar, respectivamente, a 40º nos próximos dias e até 10% em setembro. É prevista para hoje máxima de 34º em Goiânia, enquanto para cidades das regiões central e oeste do Estado, termômetro chega a 39º.
Uma massa de ar frio pode deixar mais amena a temperatura na capital durante a madrugada e início da manhã de hoje. O que aconteceu nessa semana, considerada a mais quente de 2011 até aqui, foi alteração repentina de sensação térmica, pois Goiânia passava até então por variação diária entre baixas e altas temperaturas. O convívio, mesmo que mínimo, com o friozinho deixa de existir a partir de agora e isso obriga certa adaptação.
A variação não deixa de ser preocupação entre pais e educadores de crianças pequenas. Elas são sempre as grandes vítimas e carecem de atenção. A rede municipal de educação preparou medidas específicas para serem adotadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), que atendem crianças de seis meses a cinco anos e 11 meses de idade. Da alimentação às atividades pedagógicas, tudo foi modificado para evitar a irritação e o chororô dos pequenos.
Desde o início da semana, as crianças do Cmei Cecília Meireles, no Setor Norte Ferroviário, se divertem com banhos de mangueira e ducha. Na tarde de ontem, uma das turmas, a das crianças de 4 anos, refrescou-se após tomar lanche regado a suco e fruta. O cardápio das unidades infantis foi todo remodelado.
Fonte: Jornal o Hoje