Um terço quer trocar casa por apartamento
Mariza SantanaEm busca de mais segurança e conforto, 29,18% dos goianienses, o equivalente a 390 mil pessoas, gostariam de mudar de imóvel, saindo da casa para apartamento ou condomínio horizontal. Porém, a maioria é fiel ao seu bairro e escolheria continuar morando nele. A preferência na compra é por imóveis novos e lançamentos no mercado. Os dez melhores setores para morar, segundo os goianienses, são: Bueno, Jardim América, Marista, Eldorado, Oeste, Jardim Goiás, Parque Amazônia, Universitário e Centro.
Esses são alguns resultados de pesquisa inédita realizada pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci-GO) para verificar as necessidades, preferências e expectativas dos goianienses em relação ao consumo de imóveis. O estudo contou com a participação da Empresa de Pesquisa e Opinião de Mercado (Epom). Foram entrevistadas 410 pessoas em Goiânia, de ambos os sexos, de 18 a 82 anos de idade, em oito locais diferentes para garantir amostra heterogênea, nos dias 8, 9, 15 e 16 de janeiro. A divulgação só aconteceu agora em função do Dia do Corretor de Imóveis, comemorado em 27 de agosto.
Falta de segurança
Segundo o presidente do Creci, Oscar Hugo Monteiro Guimarães, a pesquisa demonstrou que Goiânia está se tornando uma metrópole e um de seus problemas, que está se agravando, é a falta de segurança, que tem causado o desejo de mudar de imóvel. Do total de entrevistados, 68,58% têm imóvel próprio, mas 27,43% moram de aluguel e outros 3,99% em imóveis cedidos. Estas duas categorias somadas (31,42%) representam compradores em potencial. Foi constatado ainda que 81,05% moram em casa, demonstrando que a capital ainda é uma cidade horizontal, apesar do surgimento de grande número de prédios.
As razões apontadas para mudar de imóvel foram: mais segurança (52,14%), mais conforto (25,64%), mais privacidade (11,11%), mais lazer (5,98%) e outros (5,13%). Dos ouvidos, 50,62% escolheriam imóvel no mesmo bairro, enquanto 16,21% preferiam morar mais perto do trabalho.
Entre os setores escolhidos como os melhores para morar na capital, o mais votado, o Bueno, tem o quinto maior valor do metro quadrado: R$ 3.54,56, conforme valores de junho do Creci-GO.
Fonte: Jornal O Hoje