Goiás fecha parceria com Ministério da Educação da Irlanda

11:29 2 Comments A+ a-


O secretário da Educação, Thiago Peixoto, que está desde o dia 19 na Europa, juntamente com comitiva que acompanha o governador Marconi Perillo, teve dois dias de reuniões e conversas com representantes do Ministério de Educação da Irlanda. Uma reunião final, com a participação do governador, acontece ainda hoje.

O secretário assinará um acordo de cooperação na área educacional com o objetivo de buscar boas práticas entre os dois sistemas educacionais, além do intercâmbio de professores. Os melhores alunos do ensino médio também receberão bolsas para estudar na Irlanda.

Thiago Peixoto teve uma série de reuniões com especialistas em Educação em Londres, um grupo que foi responsável por formular a reforma educacional durante o governo de Tony Blair. O secretário quer conhecer o Pacto Social pela Educação, que é referência em todo o mundo na área educacional. “O objetivo é trazer ideias boas para Goiás”, disse o secretário.

Em setembro, o Governo de Goiás também lança o seu pacto, com a participação da comunidade educacional, e representantes de toda sociedade. Thiago Peixoto ainda pretende saber como funciona o currículo unido da Irlanda.

Acordo possibilita intercâmbio com a Irlanda

O governador Marconi Perillo se reuniu no início da manhã com o ministro da Educação da Irlanda para antecipar acordo assinado ano passado, entre Brasil e Irlanda, que deveria entrar em vigor somente no próximo ano. A parceria prevê o intercâmbio de professores, alunos, tecnologia, métodos de ensino, recursos de modernização e troca de experiências dos setores educacionais. Foi solicitado ao ministro a formação de um grupo de trabalho para iniciar o acordo com o Estado de Goiás.

Perillo esteve na reunião em companhia do secretário de Educação, Thiago Peixoto. Ontem, o governador e o secretário de Educação visitaram a Trinity College, em Dublin, e conheceu o sistema irlandês de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT). Decidido a implantar o VLT na Avenida Anhanguera, em Goiânia, o Governo do Estado está comparando os diversos sistemas a fim de verificar o que melhor contempla a realidade goiana.

Agenda
Hoje à noite a comitiva oficial goiana segue para Paris, na França. No local Marconi Perillo vai conhecer um novo modelo de VLT e se reunir com um grupo empresarial francês que pretende construir uma fábrica de vagões em Goiás. Ele também vai conhecer uma região francesa destruída na guerra e totalmente reerguida.

Fonte: Goiás Agora

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
26 de agosto de 2011 às 15:57 delete

Parabéns governador Marconi Perillo, orgulho de Goiás!

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de agosto de 2012 às 22:04 delete

É Marconni só falta voltar as gratificações dos professores que voce retirou e afirma que paga o piso nacional.Assim é facil pagar piso,retirando direitos adiquiridos e incorporando no vencimento algo que já erra direito.

Reply
avatar