Hospital de Anápolis pode ser ampliado
“Estou feliz porque acreditei na construção deste hospital. Há seis anos, inauguramos o hospital e o colocamos para funcionar. E, passados esses anos todos, mais de dois milhões de atendimentos já foram feitos aqui. Centenas de vidas foram poupadas graças à atuação dos médicos e funcionários do Hospital Dr. Henrique Santillo. Feliz porque nós vamos ter a oportunidade agora de ampliar as instalações do hospital. Eu já autorizei a direção a preparar um projeto para que eu possa colaborar com a ampliação. E feliz também por poder homenagear o Dr. Henrique Santillo, esse homem público que tanto fez pela saúde em Goiás e no Brasil, e que tanto fez por Anápolis.”
Marconi, durante seu pronunciamento, lembrou a trajetória e as conquistas de Henrique Santillo, que dá nome ao hospital. “Dr. Henrique Santillo foi um lutador em defesa dos diretos das pessoas, um líder em todas as áreas e um grande exemplo de humildade e solidariedade. Foi este homem que me incentivou a viabilizar a construção deste hospital. E, hoje, ao olhar para trás, vemos que acertamos. O HUHS é uma referência, um modelo de gestão que será seguido por todos os hospitais públicos do Estado”, enfatizou.
Para o diretor técnico do HUHS, o hospital, nesses seis anos, está vencendo o paradigma da inoperância do serviço de saúde pública com uma gestão que é modelo para o Estado. “Em momento algum, a gestão deste hospital deixou de ser pública. A gerência foi executada numa parceria público-privada, porém sempre respeitando princípios públicos de assistência. Há seis anos, o governador Marconi Perillo criou uma exceção. Hoje, o desafio é que a exceção se torne regra no Estado”, disse.
Nesses seis anos de funcionamento, o hospital realizou mais de dois milhões de procedimentos, quase 40 mil internações, mais de 350 mil atendimentos no pronto socorro e 1,65 milhão de exames complementares. A administradora Geral do HUHS, irmã Rita Cecílio, destacou que a unidade recebe pacientes de mais de 50 municípios. “Nós recebemos pacientes do Tocantins, Bahia, Pará, Mato Grosso e também do Distrito Federal. Este hospital é referência também porque tem sido mantido com o amor de todos os seus 594 colaboradores, que trabalham pela vida”.
O prefeito de Anápolis, Antônio Gomide, destacou que Estado e município estão juntos para proporcionar um atendimento de qualidade à população. “Nós estamos crescendo e fortalecendo o SUS, desencadeando uma saúde pública de qualidade. É preciso dar passos certos na hora certa, como foi a construção do HUHS”, afirmou.
Fonte: Goiás Agora