Goiânia tem o dia mais quente

11:26 1 Comments A+ a-

Galtiery Rodrigues

A situação em Goiânia é a seguinte: há 80 dias não chove, ontem foi o dia mais quente do ano e a previsão do tempo não traz perspectivas de melhora. O último registro de precipitação na capital feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) foi no dia 10 de junho. E ontem a temperatura atingiu máxima de 35,7º C, às 15 horas, superando o maior índice registrado anteriormente 35,6° C, no dia 6 de agosto.

A chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves Ferreira, explica que a chuva no dia 10 de junho não significou muita coisa, porque antes disso Goiânia vinha de um período de seca acentuado. Durante todo o mês de maio, não houve precipitação, portanto, a diferença foi pouca. E em complemento a este quadro, que já preocupa, a previsão não detecta possibilidade de chuvas pelo menos nos próximos 15 dias e a temperatura ainda pode atingir índices mais altos. Em 2007, a máxima nesse mesmo período, quando é normal diminuir as chuvas e elevar os índices, chegou a 39,5º C, o que pode ser repetido este ano. “O mês de setembro promete muito calor e tempo seco”, expressa. Ontem, a umidade relativa do ar chegou aos 19% e a meteorologia prevê que ela pode atingir até 10% nos próximos meses. O Corpo de Bombeiros orienta que toalhas molhadas, bacias com água no quarto, hidratante para o corpo e soro fisiológico podem amenizar os rigores da estiagem.

Hoje, a situação se mantém em Goiânia. Novamente, os termômetros podem ultrapassar os 35º C, principalmente no centro da cidade, onde foi registrada a maior temperatura ontem. A umidade permanece em torno dos 20%. O Inmet possui duas centrais de monitoramento do clima: uma fica no Centro e outra no Setor Jaó, região norte, onde a máxima foi de 34,7º C, um grau a menos que a registrada no Centro.

GOIÁS

O Estado continua com condições de tempo seco e quente. A população da Cidade de Goiás, por exemplo, pode se preparar. É esperada para a antiga Vila Boa a máxima de 40º C. Nos próximos dias, no entanto, nos municípios das regiões sul e sudoeste, a umidade tende a aumentar por causa da elevação da nebulosidade. “Pode acontecer um chuvisquinho aqui e ali”, cogita Elizabete Alves Ferreira, do Inmet.

Fonte: Jornal O Hoje

1 comentários:

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
30 de agosto de 2011 às 12:51 delete

Parabéns ao site goiania br blogspot que sempre informa muito bem os seus leitores sobre os acontecimentos que agitam a cidade.
Gostaria de fazer uma ressalva em relação a expressão idiomática:
É a seguinte....
De acordo com os dicionarios disponiveis em Lingua Portuguesa ( Brasil e Portugal)
todos são unanimes em designar a palavra seguinte como: a próxima, a que se segue.
Seguindo este raciocinio não faz sentido em dizer.
A situação em Goiânia é a seguinte. ( dá ideia de futuro proximo, no qual a ação acontecerá muito em breve.)
Portanto se seguirmos a logica do tempo verbal para descrever o intenso calor em que a cidade está a enfrentar (NO PRESENTE), é melhor dizer:
A situação em Goiânia é esta: ( ai sim este tempo verbal concorda com o tempo real em que o facto esta a ser descrito pelo narrador.
Obrigado pelo espaço e CUIDADO com os vicios de linguagem. (No Brasil há milhoes de erros nas expressoes idiomaticas basta termos um bom senso e refletirmos antes de escreve-los para nao darmos continuidade a esta parvice brasileira)
Pensem antes de Redigir os Jargões.!!!!!!!!!!!!!!!!

Reply
avatar