Governador conhece VLT irlandês
Dublin tem características semelhantes à Goiânia. Ambas tem cerca de 1 milhão de habitantes e o mesmo perfil urbanístico. O Eixo Anhanguera transporta na capital goiana cerca de 300 mil pessoas diariamente. Em Dublin, o VLT transporta cerca de 80 mil. Enquanto que no Eixo Anhanguera os veículos circulam com uma velocidade média de 15 quilômetros por hora, na capital irlandesa eles circulam a cada cinco minutos no horário de pico e chegam a 70 quilômetros por hora. O serviço em Dublin tem 98% de grau de satisfação do usuário, segundo pesquisa realizada com os passageiros.
Depois da inspeção, Marconi afirmou ter gostado do sistema, mas ainda é necessário definir detalhes e fazer comparações com outros modelos. “O importante é que o governo definiu que vai fazer o VLT no eixo Anhanguera”, pontuou Perillo. E completou explicando que vai anunciar a obra oficialmente somente quando tudo estiver acertado. A implantação do VLT será executada por meio de Parceria Público Privada.
O Veículo Leve sobre Trilhos é normalmente alimentado por eletricidade e tem um custo mais baixo do que os transportes convencionais. Em Dublin, a experiência com o chamado metrô leve começou em 2001, com a implantação da primeira linha. Hoje, são três linhas que ajudaram a melhorar o fluxo de passageiros. Estas linhas foram construídas e são operadas pela Veolia Transport, gigante do ramo de transporte de massa na Europa. O sistema, chamado de Luas (velocidade, no idioma gaélico), tem sido um sucesso e atualmente é o único sistema de transporte do país que não precisa de subsídio do Governo, devido aos enormes níveis de tráfego.
Fonte: Goiás Agora