Operação Calouro prende 30 em Goiás
Ação da Polícia Federal visa combater fraude nos vestibulares de Medicina em todo o país.
A fraude nos vestibulares de Medicina é alvo da Operação Calouro da Polícia Federal (PF). Em Goiás, serão cumpridos 30 mandatos de prisão – 22 são em Goiânia, um em Anápolis e outros sete em Aparecida de Goiânia. Até o fim da manhã desta quarta-feira (12) 19 mandatos haviam sido cumpridos- desses, 17 foram em Goiás, um foi no Rio Grande do Sul e outro em São Paulo. A ação coordenada pela Superintendência Regional da PF do Espírito Santo (ES) é deflagrada em dez estados e no Distrito Federal (DF).
Em todo o país serão cumpridos 70 mandados de prisão e 73 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Especial de Central de Inquéritos de Vitória (ES).
Averiguações
As investigações duraram um ano e seis meses. E com essas informações foi possível montar um panorama completo sobre as fraudes em vestibulares de medicina em todo o país e dos grupos criminosos que atuam na atividade.
Segundo a PF a fraude dos processos seletivos é uma atividade altamente especializada, lucrativa, organizada e disseminada. As organizações criminosas agiam por meio de diversos métodos clandestinos e ilícitos, seja com falsidade de documentos, da produção de um gabarito e sua transmissão por algum meio eletrônico aos alunos e até mesmo a substituição do aluno durante as provas.
fonte: Jornal O Hoje