Novo Centro Administrativo de Goiás
O governo do Estado planeja a construção de um novo centro administrativo em Goiânia. O projeto foi apresentado pelo secretário de Gestão e Planejamento, Guiseppe Vecci, durante palestra proferida no seminário Poupança Previdenciária para o Desenvolvimento Regional, promovida pela Eletra (fundo de pensão dos empregados da Celg) na manhã desta terça-feira, no Castro´s Park Hotel (leia mais).
O secretário disse que tem reunião agendada com executivos da Caixa Econômica Federal, provavelmente na próxima semana, para discutir a possível criação de um fundo imobiliário que financie a obra numa sociedade de propósito específico (SPE), onde o primeiro aporte seria do próprio Estado, através da cessão da área.
A ideia do governo é construir o novo centro administrativo na esquina da Avenida Anhanguera com a 5ª Avenida, na Vila Nova, na área do atual Instituto de Educação de Goiás (IEG), embora representantes do setor imobiliário discordem da localização. Para as entidades da construção civil, a região em causa já está consolidada e a obra do novo centro administrativo poderia estimular o desenvolvimento de outros setores da Capital
O governo do Estado sustenta que a localização atende a critérios de mobilidade (devido à construção do VLT na Anhanguera) e o fato de o poder público já possuir o terreno.
Segundo Vecci, a intenção seria iniciar a obra pelo primeiro bloco, com área de 50 mil metros quadrados, e depois erguer as demais edificações, não especificadas pelo secretário. O governo estadual gasta atualmente R$ 1,2 milhão com a locação de imóveis para repartições públicas.
Atual Centro Administrativo de Goiás
Fonte: Brasil 247