Gramado está sendo revitalizado

20:35 0 Comments A+ a-




Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel) faz tratamento da grama do Serra Dourada para a disputa das competições de 2013.

As preparações para o Campeonato Goiano estão a todo vapor. Desde segunda-feira, o gramado do Estádio Serra Dourada, que sofre com os pisões dos atletas dos três principais clubes da capital em diversos campeonatos durante o ano, passa por uma total revitalização.

O responsável pelo estádio, Itamir Campos Arantes Jr., conta que o trabalho começa cedo, mas não tem hora para acabar. Ao todo, 20 pessoas trabalham para a melhora do campo. “Começamos às 7 horas da manhã e só paramos quando terminar. Esse serviço não pode ficar para amanhã, por que, se chover, perderemos entre 70 e 80% do trabalho”, afirmou.

Segundo Itamir, parte do maquinário teve de ser alugado. Ele explica os processos para que a grama seja renovada. “Acabou a temporada e a gente fez o corte vertical. Em termos práticos, você arranca toda folha e deixa só a raiz. Faz a descompactação (do solo) e depois a eração, que são furos para a oxigenação. Após isso vem a cobertura de areia, a adubação correta e, então, só aguardar.”

O responsável para trabalho acredita que a cobertura de areia será feita até a próxima segunda-feira e a adubação, na quarta. Após isso, o gramado fica pronto para receber o jogo dentro de 30 dias.

Segundo essa previsão, a partir do dia 11 de janeiro a bola pode rolar no Serra Dourada. O Campeonato Goiano começa no dia 20, mas a primeira partida no estádio, entre Atlético Goianiense e Anápolis, está marcada para o dia 23.

Vários estádios pelo Brasil, como o Independência, em Belo Horizonte, o Castelão, em Fortaleza e o Egenhão, no Rio de Janeiro, utilizam essa mesma grama.

Trabalho voluntário após demissão

A revitalização do do Estádio Serra Dourada, que está sendo realizada desde segunda-feira, só está sendo possível graças ao senso de respon­sabilidade de ex-funcionários da Agência Goiana de Esporte e Lazer (Agel).

No dia 21 de novembro, um decreto do governador Marconi Perillo exonerou, ao todo, 285 comissionados da Agel. Dos 20 que trabalham no tratamento do gramado, oito estão entre os que perderam o emprego.

Se esse serviço não fosse feito agora, todo o ano de 2013 do Estádio Serra Dourada estaria comprometido.

A folga utilizada para a revitalização é entre o final de uma temporada e o início de outra. Depois do início do Campeonato Goiano não seria mais possível que se comece o tratamento

Procurado pela reportagem, o presidente da Agel, José Roberto Athayde, afirmou que os funcionários terão os seus empregos de volta. “Vai ser publicada, na próxima segunda-feira, uma nova decisão, que reconduzirá esses funcionários aos seus cargos. Inclusive, essa decisão será retroativa ao dia 21. Os funcionários não vão ficar sem receber”, garantiu.

Fonte: Jornal O Hoje