Cachoeiras e cristais localizada a 280 km de Goiânia

11:51 0 Comments A+ a-



Cristalina tem ótimas opções de turismo rural e ecológico, história e artesanato aqui bem pertinho .

Quando se fala em viajar, normalmente ,roteiros pré-estabelecidos acabam sendo os escolhidos, em detrimento de outros menos divulgados, o que leva o turista a perder a oportunidade de conhecer lugares maravilhosos bem próximos. Com toda certeza, você já ouviu falar de Cristalina, das riquezas de minérios do munícipio e do fato de que, a cada semana, novos empresários descobrem o Eldorado goiano e lá se fixam para garantir bons negócios. Enfim motivos para explorar Cristalina não faltam.

A cidade está localizada a 280 km de Goiânia e a 130 km de Brasília. O município detém a maior jazida de cristal-de-rocha do mundo e também é conhecido como Serra dos Cristais, com altitude média de 1.250 metros. Cristalina ganha espaço junto aos amantes de esportes radicais sobre duas rodas, que procuram o município para trilhas de motocicleta e grupos de pedal. Este ano, a cidade sediou a 5ª etapa de regularidade do Enduro Cristal de Motocross, realizado no Entorno do Distrito Federal.

Com estações bem definidas, é possível programar bem a estada em Cristalina em qualquer época do ano. A cidade dispõe de várias possibilidades de hospedagem entre hotéis e pousadas. Os passeios são diversos, desde pontos turísticos como a Pedra Chapéu de Sol, o Balneário das Lajes, a Reserva Linda Serra dos Topázios, a Cachoeira do Arrojado, e na própria cidade, a Igreja de São Sebastião, localizada no setor Cristalina Velha, um bairro histórico, com várias construções do século 20.

Sete maravilhas
A Pedra Chapéu do Sol foi eleita uma das Sete Maravilhas de Goiás, em um concurso realizado por uma publicação da Capital. Localizada na Fazenda Sucupira, foi assim denominada pelo seu peculiar formato: um enorme bloco de granito de, aproximadamente 100 toneladas, em equilíbrio de forma estável, há milhões de anos, sobre uma base de pouco mais de um metro. É um bom local para meditação e observação, que possui afloramento rochoso com impressionismo natural.

Gustavo Bannwart, proprietário da fazenda Sucupira, conta que há tempos traça projetos para transformar a fazenda em um complexo turístico-ecológico. Além da Pedra Chapéu do Sol, localizam-se lá, também, a Reserva Ecológica Parque das Pedras e o Areal, ainda em fase de exploração, mas que forma constantemente lagos azulados de beleza encantadora no local, sendo posteriormente reflorestado, com mudas nativas do Cerrado.

“Já estamos trabalhando na Pedra Chapéu do Sol, que será totalmente limpa para a retirada das as pichações criminosas, feitas a tinta a óleo, sobre inscrições rupestres de mais de 3 mil anos. O local terá portaria e estará aberto à visitação das 8h às 18h. Só não definimos ainda os dias, mas será cobrada uma taxa de visitação para cobrir as despesas com funcionários fixos que farão a limpeza, a guarda da pedra e de todo o parque, que se trata de uma reserva legal da fazenda”, explicou Gustavo.

Sérgio Cruz, Gerente de Ecoturismo da Fazenda Sucupira/AMG (Areal Minas Goiás), lembrou que o custo para implantação de banheiros ecologicamente corretos, energia elétrica que percorrerá 500 metros até o local, funcionários, transporte e alimentação, é alto, mas que aos poucos o projeto segue seu curso. “Trata-se de um projeto bem amplo para receber o turista que vem conhecer as belezas da Fazenda Sucupira, com edificação de alojamentos para visitantes, chalés e tudo mais, tudo pensando ecologicamente, feitos com pneus e garrafas pet; pretendemos retirar das ruas mais de 100 toneladas de cada material e reaproveitar nas construções, que será um centro de educação ambiental para promover eventos: palestras, shows, peças teatrais, passeios, caminhadas etc.”, contou Sérgio.

Sérgio explica ainda que os lagos formados no areal são mutantes, devido à extração de areia, mas afirma que esta ação dá ainda mais beleza ao lugar. “Um dos pontos positivos é que não é utilizado nenhum material químico ou tóxico, formando grandes lagos, que serão totalmente reflorestados, com plantas típicas que também produziremos na própria fazenda. Além de manter uma parceria com a Rede Terra que já fornece para a fazenda e o AMG mudas para reflorestamento. Todos os pontos de exploração de areia serão recuperados. Alguns, totalmente protegidos para a fauna e flora e outros, usaremos como exemplo e local de pesquisas, onde estudantes de várias áreas poderão estudar e, ao mesmo tempo, curtir a natureza”, disse.

Cristalina surpreende. Há muitas belezas ainda a serem exploradas e principalmente visitadas pelos turistas, que foram despertados para conhecer a cidade que mais cresce no coração do País.

Considerada um paraíso energético na região dos cristais, Cristalina tem 500 hectares de Cerrado nativo em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) onde são encontradas várias espécies de animais, aves e tipo de vegetação já em extinção. A reserva possui 20 cachoeiras de águas cristalinas. O local fica a 12 km da sede do município e é frequentado por naturalistas, biólogos e pesquisadores de diversas universidades interessados em realizar pesquisas, educação ambiental e ecoturismo sustentável. A RPPN apresenta paredões de pedra e várias corredeiras naturais, um convite ao turismo ecológico. É possível locação de chalés ou camping.

Localizada na divisa entre as Fazendas Kitice e Saiki, a Cachoeira do Arrojado está a 15 km de Cristalina. É uma queda em semicírculo, com 10 metros de altura e 50 de comprimento, formada pelo Ribeirão do Arrojado. Dispõe de águas límpidas, piscinas naturais, belíssima natureza e várias corredeiras.

BALNEÁRIO DAS LAJES
Situado a 12 quilômetros da cidade, o Balneário das Lajes é um complexo de lazer cortado pelo Ribeirão das Lajes, onde foram construídas praias artificiais. Possui belas cachoeiras, piscinas naturais e artificiais, além de quedas d’água. O local possui banheiros e restaurante, quiosque, área de camping, espaço para shows e estrutura para os turistas.

O Projeto Terra do Cristal surgiu para transformar as pedras e cristais em finas obras de arte através do talento de artesãos da Associação dos Artesãos de Cristalina e da Cooperativa dos Garimpeiros e Artesãos de Cristalina. Desta união, que conta com a parceria do Instituto Camargo Correa e do Sebrae-GO, nasce uma nova perspectiva para todos os envolvidos nesta atividade: os artesãos, os garimpeiros e os lapidários, além dos jovens que, incentivados pelo projeto, garantirão a perpetuidade desta importante atividade econômica.

Cristalina tem mais de 50 opções de restaurantes, churrascarias, pizzarias e bares, onde o visitante poderá desfrutar da culinária goiana com valores que variam entre R$ 8 e R$ 70. No cardápio o cliente encontra sucos, cremes, lanches leves, massas, crepes, saladas, carnes e variações da culinária goiana, gaúcha, nordestina e árabe.

O centro da cidade oferece várias opções de lembrancinhas da cidade. Chaveiros, camisetas, estatuetas esculpidas em cristal, artesanato em geral, além de joias e semijoias, produzidas no próprio município. Na BR-040 também estão localizados alguns centros comerciais de cristais, onde o visitante encontra variedades de artesanato.

“Cristalina é uma cidade pujante, que salta aos olhos de visitantes e moradores. Deixo o meu convite a todos, para que venham conhecer a cidade que mais cresce no coração do Brasil”, diz Luiz Attié, prefeito de Cristalina.

Fonte: Jornal o Hoje