Câmeras do Corredor Universitário registraram cerca de 15 mil infrações no primeiro mês

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Um pequeno trecho de pouco mais de dois quilômetros, mas muitas multas. Os equipamentos de fiscalização instalados no Corredor Universitário – via que liga Praça Cívica à Praça da Bíblia – começaram a registrar as infrações desde 25 de novembro e, nos últimos cinco dias do mês registraram, efetivamente, 350 multas. No entanto a quantidade de infrações cometidas só está aumentando. Segundo o departamento de multas da Agência Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (AMT), em um período de 24 horas, pelo menos 500 imagens de infrações chegam até o órgão municipal.

Com a proximidade do final do ano, houve dias em que os aparelhos registraram 600 imagens. Ou seja, uma média de 15 mil flagrantes de imprudência no trânsito. As principais multas são por alta velocidade e avanço de sinal. Porém, todas essas imagens ainda vão passar por avaliação para que as multas sejam efetivadas. A fiscalização passou por um período educativo e começou pra valer há apenas 30 dias.

O local já foi alvo de polêmicas devido à faixa preferencial criada para o transporte coletivo. Os motoristas reclamaram de dúvidas com relação às faixas instaladas ao longo de todo o corredor.

Diante da confusão, a AMT resolveu cancelar as 20 mil multas que já haviam sido geradas pelo sistema. Para o chefe de gabinete do órgão, Arildo Rafael Ramos, o que mais chama atenção é que, agora, transitar pela faixa do ônibus não é principal infração registrada. “Já não tenho dúvidas que o pessoal entendeu o papel da faixa”, disse.

Os equipamentos de fiscalização conseguem registrar seis tipos de infrações: parar sobre a faixa de pedestre, transitar pelas calçadas, realizar conversão à esquerda, avançar o sinal vermelho, transitar além da velocidade permitida e transitar pela faixa preferencial do transporte coletivo. Os veículos particulares são proibidos de transitar pela faixa preferencial por dois quarteirões consecutivos, pois serão multados. Além do transporte coletivo, apenas os carros caracterizados como ambulância e polícia têm livre acesso.

Os motoristas que foram flagrados este mês receberão as multas em meados de janeiro. “O sistema fotografa a placa e monitora ao longo da via o comportamento desse condutor. Temos a imagem da placa do veículo, elas serão configuradas com o banco de dados do Detran. Só depois o agente de trânsito faz a validação ou não da multa”, explicou o chefe de gabinete.

O Corredor Universitário implantou, segundo a Prefeitura, melhoria para quem anda a pé, para quem se locomove de ônibus, para ciclistas e motoristas dos veículos individuais. Passam pelo corredor 20 linhas convencionais do transporte coletivo e 10 linhas do CityBus.

Sinal vermelho após as 23 horas não gera multa

Semáforos de Goiânia não registram mais as multas por medida de segurança dos motoristas. Os condutores podem avançar o sinal vermelho na madrugada, caso estejam em situação que coloca em risco sua segurança, até as 4 horas e 59 minutos.

No entanto, segundo dados do Detran de Goiás, de janeiro a outubro deste ano mais de 42 mil multas foram aplicadas por furar o sinal vermelho.Não respeitar o semáforo, exceto das 23 às 4h:59min, é falta gravíssima e custa ao condutor sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e uma multa de R$ 191,50.

O chefe de gabinete da ATM, Arildo Rafael Ramos, faz um apelo para que os motoristas respeitem as leis de trânsito. Também alerta para um índice alto de mortes e feridos nas ruas. “É uma epidemia da nossa cidade.” Com relação às multas esclareceu que segundo previsto no Código de Trânsito Brasileiro a agência tem até 30 dias para comunicar o infrator que tem também um mês para entrar com recurso.

Fonte: O Hoje