Usina Jalles Machado inaugura expansão

10:49 0 Comments A+ a-


A Usina Jalles Machado, localizada em Goianésia, inaugura hoje a Unidade Otávio Lage e a Codora Energia Ltda. Os novos empreendimentos, situados também no município, já estão em operação desde junho deste ano. Na primeira safra devem processar 650 mil toneladas de cana, produzir 57 milhões de litros de etanol e gerar 40 MWh de energia elétrica, a partir da queima do bagaço da cana.

Ao todo, foram investidos R$ 410 milhões, provenientes de recursos próprios e de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) O projeto também contempla a parte social. Foram destinados R$ 2,25 milhões para a construção de uma nova sede para a Escola Luiz César de Siqueira Melo, que atende 398 crianças de ensino fundamental de Goianésia e é mantida pela Fundação Jalles Machado.
A Unidade Otávio Lage e a Codora Energia geraram cerca de 1.500 empregos diretos. “Esse sonho começou com o meu pai e ex-governador de Goiás, Otávio Lage de Siqueira, empreendedor e que era apaixonado por Goianésia e sua população. Estamos muito orgulhosos de ter dado continuidade e poder ver a concretização desse projeto que ele tanto se empenhou para realizar”, ressalta o diretor-presidente da Jalles Machado, Otávio Lage de Siqueira Filho.

A cerimônia de inauguração está marcada para as 9h30. Devem participar o governador Marconi Perillo, autoridades estaduais, federais e municipais, lideranças locais, empresários e representantes de entidades do setor sucroenergético e de empresas que atuaram no projeto ou contribuíram para a sua realização, além de funcionários da Jalles Machado, da Unidade Otávio Lage e Codora Energia Ltda., de pessoas parceiras da empresa e da comunidade local. Os convidados poderão visitar a nova unidade e conhecer uma das mais modernas plantas industriais do setor sucroenergético e toda a tecnologia utilizada no empreendimento.

Histórico
O projeto para implantação da Unidade Otávio Lage e da Codora Energia Ltda. teve início com o Grupo Otávio Lage, que queria expandir seus negócios. Uma das razões que levaram o Grupo a optar por investir em uma empresa do setor sucroenergético foi a maior rentabilidade proporcionada aos proprietários de terras pela cultura cana-de-açúcar, quando comparada à pecuária.

Outro motivo foi a experiência bem-sucedida da Usina Jalles Machado, que conta com profissionais qualificados que poderiam ajudar na implantação da nova empresa. Após decidir pelo segmento, Otávio Lage de Siqueira e o filho Ricardo Fontoura apresentaram a proposta e alguns estudos que já haviam sido realizados ao Conselho de Administração da Jalles Machado.

Os acionistas aprovaram a proposta por unanimidade. A partir daí, teve início o processo de implantação e funcionamento. O parceiro Arédio Mendes Rodrigues foi o primeiro a vender suas terras para a implantação do parque industrial e a formalizar contrato de parceria para o plantio de cana.

Fonte: Jornal o Hoje