Cargueiros devem voltar a operar em Goiânia

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Depois de quase 2 anos, os voos puramente cargueiros devem retornar a operar no Aeroporto Santa Genoveva. A TOTAL e a ABSA tem interesse em operar em Goiânia. A primeira com o Boeing 727-200F e a segunda, acreditem se quiser, com o Boeing 767-300F.

A TOTAL deve operar em Goiânia no modelo RPN (Rede Postal Noturna) que foi desativada na cidade em meados de 2009. Neste modelo, companhias como ATA Brasil, TAF, Beta e a própria TOTAL já operaram em Goiânia com voos para São Paulo - Guarulhos com carga dos correios. Falta a burocracia da ANAC e dos Correios para iniciar a operação. A empresa de handling (Apoio com equipamentos de solo) já foi contratada.

A ABSA tem o interesse em operar com rota entre Miami (EUA) à Goiânia, sem escalas. Já, partindo de Goiânia, a aeronave sai vazia para Campinas, onde é uma dos maiores polos de carga do país. A companhia já entrou em contato com a Infraero demostrando o interesse, e a Infraero já realizou alguns estudos na operação do aeroporto para adequar a este novo voo cargueiro.

Para viabilizar a operação da ABSA com o Boeing 767-300F, a aeronave deve pousar com pouco combustível em Goiânia, suficiente para um tempo de espera e alternativa ao Aeroporto de Brasília, e decolar vazia para Campinas. Estas restrições se devem ao asfalto da pista de Goiânia que não suporta aeronaves com peso, por exemplo, de um 767-300F lotado de carga e combustível. A aeronave deve parar no pátio principal utilizando de duas à três posições do pátio. Possivelmente, o período de operação do voo será o vespertino, que contém menor movimento.

Vamos aguardar, não são informações oficiais, mas até o final do ano teremos mais novidades concretas sobre o assunto.

Fonte: Gyn online