Empresa francesa apresenta projeto para VLT
O conselheiro para o mercado brasileiro Olivier Hauchart, da empresa francesa Lohr, esteve hoje em Goiânia para conhecer o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De manhã ele viu de perto o Eixo Anhanguera e no início da tarde, se reuniu com os secretários da Região Metropolitana de Goiânia, Jânio Darrot, e de Infraestrutura, Wilder Morais, e representantes do Setransp. O conselheiro apresentou em detalhes os veículos fabricados pela empresa Lohr.
A empresa Lohr é fabricante de vagões para trens e metrôs e tem interesse em instalar indústria em Goiás. Esse interesse dos franceses foi despertado após uma visita do governador Marconi Perillo a Paris no final de agosto. Depois de uma conversa entre o governador e os executivos franceses da Lohr, foi agendada essa reunião.
Olivier explica que já se tem muitos projetos sobre VLT em negociação na América Latina e o interesse de construir essa plataforma no Centro-Oeste é pela ótima localização. “Goiás tem uma localização muito central na América Latina e se tiver condições de participar e ganhar a licitação em Goiás de fato será um ponto muito positivo para nós”.
Oliveir explicou que a indústria francesa propõe montar em Goiás uma fábrica de veículos sobre pneus e trilhos para abastecer os projetos de metrô de Goiânia. O sistema de Lohr é um misto de trilhos e pneus, que tenta aproveitar a eficiência do direcionamento em trilhos em combinação com a estrutura de sustentação por pneus.
Olivier fala sobre as vantagens do VLT. “O VLT é um sistema estruturado com capacidade de transporte alta e que tem hoje um sistema elétrico que permite responder às necessidades de meio ambiente, de desenvolvimento sustentável. E que sem dúvida permitirá à cidade de Goiânia atender às necessidade da população”, explica Olivier. Ele ainda informa que a manutenção do veículo sobre pneus é mais fácil e barata.
O secretário Jânio Darrot diz que o VLT vai modernizar o transporte coletivo da capital. Ele explica que as empresas interessadas em implantar o veículo em Goiás estão apresentando seus projetos. Após a análise das propostas, em aproximadamente 60 dias, terá a fase de licitação e então as obras poderão começar a partir do ano que vem. “Aí teremos mais uns dois anos para entregar essa obra à população”.
Jânio Darrot lembra também que a implantação do VLT em Goiás é um avanço muito grande, com geração de empregos. “Vamos ter um transporte de maior eficiência, que vai transportar mais passageiros em uma velocidade bem maior”. A reunião aconteceu na Secretaria da Região Metropolitana de Goiânia, no 2º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
Fonte: Goiás Agora
7 comentários
Write comentáriosEstão querendo "empurrar gato por lebre" nos goianos. Essa empresa é francesa? Então explique, por favor, a razão pela qual a maioria dos VLTs da França é sobre trilhos. Não em essa de pneus é mais barato. As cidades de Paris, Le Mans, Grenoble, Nantes, Nice, Clermout Ferrant, Mulhouse, Bourdeaux, Valencienes, dentre outras, o VLT usa roda ferroviária. Nade de pneus. Pensam que somos todos goianos...
ReplyTá certo! São poucas cidades no mundo que adotam o sistema de pneus no VLT. Na França, país que, junto com a Alemanha, tem dezenas de cidades com VLT, o sistema de pneus é utilizado na cidade de Caen. Quer conhecer? Clique no link:http://www.trams-in-france.net/reload.htm?caen.htm
ReplyQuerem conhece o VLT de Bordeaux, na França? Clique no link. o sistema usa roda ferroviária, normal. Nada de pneus. http://www.youtube.com/watch?v=YgXkxB-9CWY
Teste de inteligência para testar o QI dos goianos: No caso do VLT, roda ferroviária desgasta mais que pneus? Caso negativo, responda: se roda ferroviária gasta menos que pneu,usar pneu não fica mais caro? É isso! Parabéns! Vocês foram aprovados. Rsssssss
ReplyDá uma volta no VLT de Barcelona, Espanha. Não vai custar nada. Grátis! Basta clicar no linhk.
Replyhttp://www.youtube.com/watch?v=Tic0IJ-gy7w&feature=fvwrel
Mostre o VLT para o Íris Resende e ele vai dizer que é "muito luxo pros goianos" KKKKKK E é com ele que nóis foi durante todos esses anos. É mole ou quer mais????Coloquem-no num museu...
Eu adorei a proposta desse novo transporte, sempre andei d onibus agora , graças ao marconi todo mundo pode comemorar o VLT
Replyque bom o VLT e bem mais rápido do que um ônibus.
Replye de uma tremenda idiotice dizer que pneu sai mais barato que roda ferroviária uma roda de um veiculo como vlt dura pelomenos 150 anos de acordo com engenheiros a roda do vlt pode dura para sempre,e só fazer recauchutagem um processo que derrama aço derretido sobre a roda em um periudo de 50 em 50 anos.já o pneu tem que ser trocado varias e varias vezesgastando bem mais.
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