Empresa francesa apresenta projeto para VLT

12:09 7 Comments A+ a-


O conselheiro para o mercado brasileiro Olivier Hauchart, da empresa francesa Lohr, esteve hoje em Goiânia para conhecer o projeto do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). De manhã ele viu de perto o Eixo Anhanguera e no início da tarde, se reuniu com os secretários da Região Metropolitana de Goiânia, Jânio Darrot, e de Infraestrutura, Wilder Morais, e representantes do Setransp. O conselheiro apresentou em detalhes os veículos fabricados pela empresa Lohr.

A empresa Lohr é fabricante de vagões para trens e metrôs e tem interesse em instalar indústria em Goiás. Esse interesse dos franceses foi despertado após uma visita do governador Marconi Perillo a Paris no final de agosto. Depois de uma conversa entre o governador e os executivos franceses da Lohr, foi agendada essa reunião.

Olivier explica que já se tem muitos projetos sobre VLT em negociação na América Latina e o interesse de construir essa plataforma no Centro-Oeste é pela ótima localização. “Goiás tem uma localização muito central na América Latina e se tiver condições de participar e ganhar a licitação em Goiás de fato será um ponto muito positivo para nós”.

Oliveir explicou que a indústria francesa propõe montar em Goiás uma fábrica de veículos sobre pneus e trilhos para abastecer os projetos de metrô de Goiânia. O sistema de Lohr é um misto de trilhos e pneus, que tenta aproveitar a eficiência do direcionamento em trilhos em combinação com a estrutura de sustentação por pneus.

Olivier fala sobre as vantagens do VLT. “O VLT é um sistema estruturado com capacidade de transporte alta e que tem hoje um sistema elétrico que permite responder às necessidades de meio ambiente, de desenvolvimento sustentável. E que sem dúvida permitirá à cidade de Goiânia atender às necessidade da população”, explica Olivier. Ele ainda informa que a manutenção do veículo sobre pneus é mais fácil e barata.

O secretário Jânio Darrot diz que o VLT vai modernizar o transporte coletivo da capital. Ele explica que as empresas interessadas em implantar o veículo em Goiás estão apresentando seus projetos. Após a análise das propostas, em aproximadamente 60 dias, terá a fase de licitação e então as obras poderão começar a partir do ano que vem. “Aí teremos mais uns dois anos para entregar essa obra à população”.

Jânio Darrot lembra também que a implantação do VLT em Goiás é um avanço muito grande, com geração de empregos. “Vamos ter um transporte de maior eficiência, que vai transportar mais passageiros em uma velocidade bem maior”. A reunião aconteceu na Secretaria da Região Metropolitana de Goiânia, no 2º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

Fonte: Goiás Agora

7 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
8 de dezembro de 2011 às 16:23 delete

Estão querendo "empurrar gato por lebre" nos goianos. Essa empresa é francesa? Então explique, por favor, a razão pela qual a maioria dos VLTs da França é sobre trilhos. Não em essa de pneus é mais barato. As cidades de Paris, Le Mans, Grenoble, Nantes, Nice, Clermout Ferrant, Mulhouse, Bourdeaux, Valencienes, dentre outras, o VLT usa roda ferroviária. Nade de pneus. Pensam que somos todos goianos...

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de dezembro de 2011 às 16:31 delete

Tá certo! São poucas cidades no mundo que adotam o sistema de pneus no VLT. Na França, país que, junto com a Alemanha, tem dezenas de cidades com VLT, o sistema de pneus é utilizado na cidade de Caen. Quer conhecer? Clique no link:http://www.trams-in-france.net/reload.htm?caen.htm

Querem conhece o VLT de Bordeaux, na França? Clique no link. o sistema usa roda ferroviária, normal. Nada de pneus. http://www.youtube.com/watch?v=YgXkxB-9CWY

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de dezembro de 2011 às 16:35 delete

Teste de inteligência para testar o QI dos goianos: No caso do VLT, roda ferroviária desgasta mais que pneus? Caso negativo, responda: se roda ferroviária gasta menos que pneu,usar pneu não fica mais caro? É isso! Parabéns! Vocês foram aprovados. Rsssssss

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
8 de dezembro de 2011 às 16:41 delete

Dá uma volta no VLT de Barcelona, Espanha. Não vai custar nada. Grátis! Basta clicar no linhk.
http://www.youtube.com/watch?v=Tic0IJ-gy7w&feature=fvwrel

Mostre o VLT para o Íris Resende e ele vai dizer que é "muito luxo pros goianos" KKKKKK E é com ele que nóis foi durante todos esses anos. É mole ou quer mais????Coloquem-no num museu...

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
13 de janeiro de 2012 às 11:41 delete

Eu adorei a proposta desse novo transporte, sempre andei d onibus agora , graças ao marconi todo mundo pode comemorar o VLT

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
14 de fevereiro de 2012 às 23:13 delete

que bom o VLT e bem mais rápido do que um ônibus.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
15 de fevereiro de 2012 às 16:35 delete

e de uma tremenda idiotice dizer que pneu sai mais barato que roda ferroviária uma roda de um veiculo como vlt dura pelomenos 150 anos de acordo com engenheiros a roda do vlt pode dura para sempre,e só fazer recauchutagem um processo que derrama aço derretido sobre a roda em um periudo de 50 em 50 anos.já o pneu tem que ser trocado varias e varias vezesgastando bem mais.

Reply
avatar