Trânsito não muda no Dia Mundial Sem Carro
Galtiery RodriguesVocê sentiu diferença no trânsito de Goiânia ontem? Provavelmente, não. O dia marcado por inúmeras iniciativas em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro não foi atípico, pelo contrário. Não houve alteração perceptível no número de veículos nas ruas e a quantidade de acidentes de trânsito permaneceu na média dos demais. Até as 17 horas, a central de ocorrências da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) havia registrado 45 casos sem vítima e o Corpo de Bombeiros atendeu, das 7 horas até o final da tarde, 18 ocorrências com vítimas. Entre elas, a envolvida foi Valdete Campos Pereira, de 72 anos.
Apesar do aumento de ciclistas nas ruas, os congestionamentos continuaram os mesmos. E as autoridades que se arriscaram a andar de bicicleta para incentivar a população sentiram na pele o perigo que é pedalar entre os carros. O presidente da AMT, Miguel Tiago, foi quem percorreu o maior trajeto. Ele saiu de casa, no Setor Jaó, região norte de Goiânia, e foi até a sede da agência, no Setor Serrinha, região sul. Ele constatou: “Realmente não é seguro sair por aí pedalando. Fiquei preocupado e até com medo em alguns momentos”. Miguel conta que ao passar pela Avenida José Monteiro, em frente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Negrão de Lima, um ônibus passou bem próximo a ele, o que lhe assustou.
Apesar disso, ele avalia que o dia foi positivo, em razão do envolvimento de vários órgãos públicos e da reflexão que possibilitou. Cita dado que demonstra o envolvimento da população. O número de bikes nos bicicletários dos terminais de ônibus Bandeiras, Araguaia e Cruzeiro aumentaram 50%. E isso aconteceu porque a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) promoveu campanha de incentivo, em que isentou da tarifa do ônibus aqueles que fossem de bicicleta para alguns destes terminais para pegar o coletivo depois.
Antônio Júnior, 30, sempre vai trabalhar de bicicleta. Ontem, a reportagem o encontrou, quando atravessava uma das faixas de pedestre da Avenida Anhanguera, no Centro, empurrando a “magrela”.“Nem sabia que tinha dia específico para comemorar isso. Que bom! Pedalo muito em Goiânia e é difícil encontrar motoristas educados e que respeitam o ciclista.”
O dia, que começou com o governador em exercício José Eliton (DEM) pedalando da Tamandaré até a Praça Cívica, terminou com passeio ciclístico promovido pelo Detran-GO na noite de ontem, com cerca de 300 ciclistas.
Fonte: Jornal o Hoje