Desapropriações emperradas
Mesmo tendo vencido, ainda que parcialmente, o imbróglio judicial que envolve as obras e compras de brinquedos para o Parque Mutirama, as obras não andam. Apenas um imóvel, dos 42 iniciais que seriam desapropriados nas margens do parque e do Bosque do Botafogo, começou a ser demolido. E ainda assim, a casa destruída estava abandonada.
A Prefeitura ainda não indenizou os moradores, que continuam em suas residências. “Sem a quantia ou parte dela não tem como adquirir outro imóvel”, explica a odontóloga Lídia Pires Barbosa, 54, que tem consultório no local há 30 anos. “Minha mãe mora desde 1960 nessa casa.” Ela conta que, depois de muitas discussões, fez acordo com a Prefeitura de R$ 206 mil. “Não achei que o valor é real pelo imóvel, mas quero paz”, desabafa.
O proprietário do Posto do Bosque, Haroldo José Muniz, 57, relatou que não recebeu ainda proposta de valor de indenização para o comércio e que o orientaram a avaliar o local. “O ressarcimento foi oferecido apenas para a distribuidora.”
De acordo com o coordenador-geral da obra do Mutirama, Leodante Cardoso Neto, as desapropriações iniciais já foram acordadas e os processos para pagamento das restituições já estão na Agência Municipal de Obras (Amob) aguardando liberação da Secretaria da Fazenda.
Outra situação que denota lentidão nas obras é a construção da plataforma que irá passar por cima da Marginal Botafogo. Poucos funcionários trabalham no local. A administradora em turismo que mora em uma área que será desapropriada para as obras no Parque Botafogo Adriana Resende, 29, relatou que existe um buraco na Avenida Araguaia, mas que um funcionário da obra confessou que o prazo de finalização é de, no mínimo, um ano.
Já Leodante explica que o cronograma está em dia – túnel será entregue no final do ano. Ele diz que a construção da plataforma foi paralisada para readequação do projeto de execução, mas que não afetará no período de tempo que a Marginal Botafogo ficará interditada. “Só tivemos atraso com o problema dos brinquedos”, recordando irregularidades apontadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) com a aquisição de 25 brinquedos, em agosto deste ano.
Os prazos
A montagem dos novos brinquedos está prevista para concluir em fevereiro de 2012. Já a entrega final do novo Parque Mutirama para a população é para meados do próximo ano. “Serão colocados pisos e o projeto de paisagismo”, diz Leodante.
Fonte: Jornal O Hoje