Dique na região norte deve impedir danos
Lyniker PassosA Prefeitura de Goiânia iniciou o trabalho de prevenção para conter os possíveis danos que a chegada do período chuvoso – prevista para o fim deste mês ou começo de outubro – pode provocar. Máquinas da Agência Municipal de Obras (Amob) trabalham na região norte da capital. Uma das primeiras preocupações foi com o possível alagamento do Setor Perim, por causa do assoreamento do Ribeirão Anicuns. Por isso, um dique de contenção de concreto, com 2.050 metros de extensão, será construído pela Prefeitura.
A obra teve início há 25 dias e aproximadamente 800 metros comprimento do dique de dez metros de altura já foi concluído. Além disso, uma estrada que possibilitará a recuperação de três galerias de rede pluvial está sendo aberta. Pelo menos 18 caminhões de entulhos advindo de casas demolidas pelo município estão sendo despejados no local.
O Ribeirão Anicuns é um dos principais fluxos fluviais da cidade. Nele deságuam os principais cursos d'água urbanos, dentre eles os córregos Macambira, Cascavel e Botafogo, que drenam toda a área central da capital e parte das regiões oeste, sul e leste.
As equipes do Setor de Limpeza de Galeria Pluvial, Bocas de Lobo, Bueiros e Pontes executou serviços de limpeza de bocas-de-lobo, com retirada de entulhos no Residencial Santa Fé, Residencial Rio Verde, Residencial Solar Bougainville e em diversos bairros da capital. Também será executada a limpeza de ramais e bocas-de-lobo nos setores Oeste e Marista.
Áreas de risco
Levantamento feito pela Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec) mostrou que Goiânia possuía 16 áreas de risco em julho, onde havia 219 moradias e 778 pessoas – 534 adultas e 244 crianças. O número de áreas é o maior dos últimos três anos, no entanto, o de moradias e pessoas que correm perigo é menor. Em 2009, eram 11 áreas, em que 1.197 pessoas moravam. Já em 2010, nos 10 locais de risco, 962 pessoas habitavam as 187 moradias. A maior parte dos bairros com problemas é de alagamento e deslizamento.
Fonte: Jornal o Hoje