Seca reduz nível de lagos e rios

11:39 0 Comments A+ a-

Lyniker Passos

Com temperatura variando entre 32º e 37º graus em Goiânia, umidade do ar por um longo período abaixo de 10% – o que é considerado estado de emergência – os lagos e rios da cidade estão com volume de água reduzido. Os dois lagos do Parque Flamboyant estão castigados pelo tempo seco. Já no Córrego Cascavel a grande quantidade de peixe em um percurso de pouca água assusta a população. Outro local que já demonstra as consequências de uma seca prolongada é o reservatório da Barragem do João Leite, onde a água já não ultrapassa mais a vertente.

Devido a pouca idade de funcionamento do reservatório, essa é a primeira vez em que o local passa por esse tipo de situação. O gerente operacional da barragem, Ivaltemir Carrijo, explica que esta é circunstância já esperada e que não vai prejudicar o abastecimento. Para que o percurso do rio não seja alterado, duas válvulas dispersoras foram abertas, situação que garante o fluxo de água até a Estação de Tratamento Jaime Câmara.

O reservatório passa pelo seu primeiro ciclo de vida. A água verteu pela primeira vez sobre a cascata de concreto no dia 15 de janeiro. Foram oito meses de cheia. Há pelo menos dez dias o nível de água diminuiu drasticamente e desceu 14 cm. Ivaltemir também garante que não existe a possibilidade de durante o início do período chuvoso acontecer alagamentos. “A barragem existe justamente para isso. No período da seca garante o abastecimento e no chuvoso impede alagamentos.”
A reportagem não conseguiu contato com a gerente de manejo da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Celma Alves, para destacar os maiores prejuízos que a seca pode provocar nos lagos e rios.

Previsão
Segundo o sistema de meteorologia da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectec), há previsão de chuva para o fim do mês em Goiânia. Pancadas isoladas podem ocorrer na capital a partir do final da semana que vem. A previsão é de que ocorram chuvas na região Sul do Estado, podendo ocorrer também na capital. Já o período chuvoso está previsto para começar a partir do dia 15 de outubro, de acordo com informações da Sectec.

Fonte: Jornal o Hoje