Prefeitura lança programa Goiânia mais Verde

11:58 2 Comments A+ a-


Amma lançará o Programa Goiânia Mais Verde que consiste na recuperação ambiental, através da recomposição florística das Áreas de Preservação Ambiental degradas, com ocupações irregulares em fundos de vale e áreas de risco desocupadas pela prefeitura

Dentro da agenda do Mutirão, realizado nos próximos dias 17 e 18 de setembro, no Residencial Eli Forte, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), lançará no sábado, às 8h30, o Programa Goiânia Mais Verde que consiste na recuperação ambiental, através da recomposição florística das Áreas de Preservação Ambiental degradas, com ocupações irregulares em fundos de vale e áreas de risco desocupadas pela prefeitura na capital.

De acordo com o presidente da Amma, Pedro Henrique Gonçalves Lira, com o novo programa, as áreas que foram ocupadas irregularmente na capital terão recomposição florística e paisagística, como forma de preservar, manter a vegetação e evitar novas ocupações. “Antes de fazer a recuperação e o plantio das áreas, será necessário a realização de um Plano de Recuperação de Área Degrada (Prad) do local, para analisar suas características e as possíveis medidas a serem tomadas, como quais espécies de árvores nativas aptas às particularidades da área, preparação do solo, verificação da presença ou não de erosão, dentre outros diagnósticos”, explica.

O presidente lembra ainda que, somente com o levantamento do Prad, a Amma poderá tecnicamente estabelecer o conjunto de medidas que propiciarão, à área degradada, condições de estabelecer um novo equilíbrio dinâmico, com solo apto para uso futuro e paisagem esteticamente harmoniosa. “Tal plano engloba a confecção do cronograma da recuperação ambiental proposta, assim como a indicação do uso futuro pretendido, como a implantação de uma unidade de conservação, por exemplo”, explica Pedro Henrique.

Para a recuperação de área degrada existem algumas fases que precisam ser respeitadas para que se obtenha sucesso. “A limpeza, retirando os resíduos das edificações, é o primeiro passo a ser realizado, e será seguido pela a confecção do diagnostico do local, escolha das espécies respeitando as características das áreas, coleta e produção de mudas, preparo do terreno como roçagem, combate a pragas, adubação, plantio e replantio das mudas nativas e monitoramento da área”, enumera Pedro Henrique.

Inicialmente, a prefeitura realizará um plantio de 145 mudas em uma área desocupada na Avenida Centre, esquina com a Rua CV 20, no Residencial Center Ville. Serão plantadas mudas de paineira, feijão cru, garapa, tarumã, cajazinho, pau-ferro, imburama, jenipapo e ipês. “Todas essas mudas, são de espécies nativas do cerrado de porte alto e também são propicias para serem plantadas para recuperar áreas degradadas, como o caso do Residencial”, explica.

Posteriormente, o programa Goiânia Mais Verde atenderá o Setor dos Funcionários, com a recomposição florística da margem direita do Córrego Capim Puba, seguido do Setor Santo Hilário, o trabalho será realizado na área de proteção da nascente do Córrego Abel e recomposição florística da área. Já no Jardim Botânico, será feita a etapa inicial do Projeto de Requalificação da Unidade de Conservação que consiste no tratamento paisagístico, urbanístico e arquitetônico. Em busca de sua identidade como Jardim Botânico e na Vila Romana, será realizada a recomposição florística da Área de Preservação Permanente do Córrego Palmito, dentre outras áreas.

Autores: Mauro Júnio e Sara Gomes
Foto: Alan Bailão

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
18 de setembro de 2011 às 22:27 delete

A prefeitura de Goiânia, primeiramente poderia fazer uma faxinha de sujeira que sonda na administração do dr Paulo Garcia. Corrupção essa herdada do Iris Resende Machado. A AMMA na administração de seu Clarismindo nadou em sujeira e lavagem de dinheiro.
Não adianta querer cuidar do verde se a casa interior está suja. O Ministério Público de Goiás se calou e nada se fez. O PMDB em Goiás é o mal por que se instalou no Centro-oeste por conta de sujeiras. Contagem regressiva para a saída do PMDB da prefeitura.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
19 de setembro de 2011 às 12:01 delete

Essa prefeitura devia ter vergonha!

Reply
avatar