Novos helicópteros reforçam segurança
Cejane PupulinOs três helicópteros adquiridos em dezembro do ano passado tiveram vôo inaugural apenas na manhã de ontem. As três aeronaves modelo Koala têm capacidade para sete tripulantes e um piloto e foram direcionadas para as polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros.
O secretário de Segurança Pública, João Furtado, afirmou que os helicópteros serão utilizados de formas integradas para favorecer a segurança no Estado. “Os equipamentos serão utilizados no combate à criminalidade e em defesa da cidadania, com o combate a incêndios florestais e salvamento de vítimas”.
Furtado explicou que a demora para iniciar o trabalho operacional dos helicópteros se deve a regularização e treinamento dos oficiais. Foram feitas a revisão, seguro e a regularização da documentação. Além do treinamento de pilotos e tripulação, que foi oferecido pelo fabricante.
Antes apenas a PM tinha helicóptero. Para o comandante da PM, coronel Raimundo Nonato, a nova aeronave irá reforçar o policiamento ostensivo, a mobilidade e capacidade de resposta da polícia. Para o delegado-geral da PC, Edemundo Dias, o equipamento facilitará e reforçará trabalho – como a perseguição de foragidos e verificação de crimes ambientais.
Já o comandante-geral dos Bombeiros, coronel Carlos Helbingen Júnior, explica que o equipamento será utilizado para busca e salvamento de vítimas a um raio de 150 quilômetros no entorno da capital. “Facilitará o transporte de vítimas graves, em que o rápido atendimento possibilita a sobrevivência”.
Os helicópteros foram fabricados pela empresa norte-americana Agusta Westland. As três unidades foram adquiridas principalmente com recurso do governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), e têm autonomia de vôo de 3h20. As aeronaves também podem transportar o bambi bucket – equipamento que permite o transporte de mil litros de água usado no combate de incêndio florestal. A capacidade do bagageiro é para 150 quilos.
Segurança
Furtado destacou que desde ontem foi reforçado as operações de repressão ao crime em Goiânia, especialmente quadrilhas. O helicóptero da PM, inclusive, foi utilizado na Operação Saturação.
Fonte: Jornal O Hoje