Chuva já acontece a 50 km de Goiânia
O goianiense conviveu ontem com forte nebulosidade, fruto do aumento da umidade relativa do ar e do consequente contato com as altas temperaturas, que permanecem. A máxima em Goiânia, durante a tarde de ontem, foi de 35,4ºC, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
É previsto para hoje a chegada da chuva em municípios da região Sul, Oeste e Sudoeste do Estado. O motivo seria a frente fria que vem agindo em tais regiões, que ao entrar em contato com o ar quente e úmido, favorece a formação de nuvens carregadas. As precipitações isoladas já chegaram em Itumbiara, no Sul de Goiás, na noite de segunda-feira (12), assim como em Jataí, Mineiros e Chapadão do Céu, no Sudoeste.
Os institutos de meteorologia não asseguram para hoje a ocorrência de chuva em Goiânia. A chefe do Inmet em Goiás, Elizabete Alves, explica que é complicado afirmar, embora a umidade do ar esteja aumentando – a mínima ontem foi de 17%, diferentemente dos nada confortáveis 10% registrados nos últimos dias. E a tendência é subir. Ela diz, somente, que a forte nebulosidade vai continuar a marcar presença hoje, o que por si só já cria a sensação de estufa e de estarmos respirando um ar impuro.
Poluição
É comum com a presença de névoas secas e neblinas a poluição ficar mais perceptível e acentuada. O cheiro estranho e a dificuldade de respirar são facilitados, segundo Elizabete Alves, do Inmet, pelo céu encoberto de nuvens carregadas, que funciona como bloqueio a dissipação de partículas. Com isso, aumenta-se a concentração de gases poluentes. “Para aliviar, só uma precipitação ou dissipação com ventos fortes”, diz. (Galtiery Rodrigues)