Goiás pretende atrair chinesa Foton Motors

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Mariza Santana

Depois da Mitsubishi, Hyundai e Suzuki, além da possibilidade de atrair a JAC Motors, Goiás está na disputa por mais uma montadora de marca oriental, a Beiqi Foton Motors, empresa sediada em Pequim, na China, e maior fabricante de veículos comerciais (ônibus, caminhões e picapes) daquele país. Ontem, o governador Marconi Perillo e o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, receberam um grupo de dirigentes da Foton Motors, liderado pelo Sr. Zhao.

Os chineses estavam acompanhados do coordenador do Conselho da Câmara Internacional do Comércio da Associação Comercial de São Paulo, Jadiel Ferreira de Oliveira. Foi a primeira visita deles a Goiás. Os asiáticos vieram conhecer o mercado e as potencialidades do Estado. Eles disseram ao governador que a intenção da companhia é instalar montadoras em cinco países – Brasil, México, Rússia, Índia e Indonésia. A unidade brasileira deve estar concluída até 2014 e seu projeto está orçado em US$ 500 milhões. Além de Goiás, eles ainda devem visitar outros quatro Estados, onde avaliam a viabilidade do empreendimento e a perspectiva de distribuição regional.

Os dirigentes da Foton Motors não quiseram dar declarações à imprensa, alegando razões comerciais para evitar detalhar seu projeto. Mas informaram ao governador Marconi Perillo que a companhia produz 650 mil veículos comerciais por ano e tem faturamento anual de US$ 9 bilhões. Marconi destacou que os incentivos que Goiás concede são os mais competitivos do País. O Estado dispõe de áreas para serem ofertadas onde podem ser construídas as sedes das empresas e está criando leis específicas para o setor automobilístico.

Quinto polo
O secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, lembrou que Goiás sedia o quinto polo automobilístico do País e dispõe de um grande mercado consumidor formado pelo eixo Goiânia-Brasilia. A visita dos dirigentes da Foton Motors é apenas o primeiro contato e novas negociações serão mantidas. O governador poderá incluir uma visita à sede da empresa, em Pequim, na agenda da viagem que fará à China no próximo mês, para explicar aos chineses a situação tributária brasileira e a importância dos incentivos fiscais.

Sobre outra montadora chinesa, a JAC Motors, que pretende ter uma unidade brasileira até 2014, com investimentos de US$ 600 milhões, Baldy afirmou que está aguardando o comunicado da decisão de seus dirigentes. Ele comentou a possibilidade de Goiás consolidar um polo de montadoras de marcas orientais (do Japão, Coreia do Sul e China).

Segundo o secretário, a Mitsubishi é uma empresa que só produz veículos de alto valor agregado, a Hyundai também caminha nesse sentido, tornando a marca cada vez mais desejada pelos consumidores. A Suzuki segue a mesma linha. Já as montadoras chinesas trazem automóveis mais populares. “Teremos que dar oportunidade para o consumidor brasileiro absorver os veículos com custos mais competitivos, desde que eles sejam fabricados aqui com maior índice possível das peças nacionais”, afirmou.

Fonte: Jornal o Hoje