PPA vai priorizar a saúde, diz Marconi
Charles DanielO governador Marconi Perillo (PSDB) disse, na tarde de ontem, durante o último encontro da série PPA Movimenta Goiás para a elaboração do Plano Plurianual de 2012 a 2015, que há prioridade para a área da saúde no plano. Ele afirmou que está trabalhando para cumprir os repasses constitucionais para a área (12%) até o final do ano e lembrou das dificuldades para a realização de investimentos em virtude do déficit herdado do governo anterior.
Segundo ele, muitas providências estão sendo tomadas, inclusive gerenciais, para que os hospitais do Estado funcionem tão bem quanto o Centro de Reabilitação e Readaptação dr. Henrique Santillo (Crer) e o Hospital de Urgências de Anápolis. A tendência, conforme disse o governador, é que as gestões sejam feitas por Organizações Sociais (OS), o que deverá significar um padrão de atendimento muito melhor. O tucano argumentou que ao assegurar os recursos constitucionais para a saúde, orçamentários e financeiros, também ajudará a elevar o padrão de atendimento.
Ele citou a China, onde esteve neste mês, como exemplo de que o planejamento estratégico é uma grande ferramenta para a eficiência administrativa, por isso, àquele País se transformou numa grande potência mundial. “Em Goiás, estamos seguros de que a boa gestão depende muito de ferramentas como planejamento estratégico e eficiência nos gastos, na receita e nos mecanismos de gestão”, afirmou.
Foram realizados 14 encontros que ouviram mais de três mil pessoas em todas as regiões do Estado desde agosto, organizados pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan). O PPA norteará todas as ações do governo nos próximos quatro anos.
Marconi disse em seu discurso que enviará para a Assembleia Legislativa um Plano Plurianual com os pés no chão, com as ações que serão efetivamente cumpridas. “O PPA será debatido e aprovado pela Assembleia”, afirmou, e corrigiu em seguida: “possivelmente aprovado”. A declaração demonstra segurança nos votos dos 29 deputados que compõem sua base.
O titular da Segplan, Giuseppe Vecci, disse que o projeto será enviado à Assembleia até sexta-feira. “Estamos trabalhando dentro do resgate da infraestrutura econômica do Estado, porque sem ela não conseguiremos galgar posições maiores no ranking da economia brasileira”, explicou
Fonte: Jornal o Hoje