Rali dos Sertões divulga roteiro da 19ª edição. Percurso total é de 4 mil km
Percurso total de 4.026 km, rota que atravessará cinco Estados, além de quatro categorias em disputa. Estes são alguns dos números da 19ª edição do Rali dos Sertões, cujo roteiro foi apresentado na última terça-feira (16) em São Paulo. Durante o briefing de apresentação do traçado e do planejamento visando a competição, que vai ser disputada entre os dias 9 e 20 de agosto entre Goiânia e Fortaleza, Marcos Moraes, presidente da Dunas Race, falou também sobre as novidades que compreendem o evento desse ano.
Do total da rota traçada pelo diretor de prova da Dunas, Edu Sachs, 2.411 km serão trechos de especiais, enquanto o restante compõe o deslocamento entre as bases da competição. O Rali dos Sertões vai atravessar, além de Goiás, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará, até chegar à capital cearense no dia 20 de agosto, uma sexta-feira. Assim como nos últimos anos, a maior prova off-road do Brasil terá a disputa entre carros, motos, caminhões e quadriciclos.
Moraes confirmou que o prólogo, realizado em uma arena na capital goiana e que serve para definir a ordem de largada da primeira especial do rali, será realizado no período da manhã e não mais à noite. Essa etapa vai classificar os oito primeiros colocados de cada categoria para um superprime, este sim, disputado no período noturno. O sistema será de mata-mata, e os vencedores receberão premiação, além do direito de largar na ponta no dia seguinte.
O roteiro teve mudanças significativas em relação ao ano passado, sobretudo nos primeiros estágios. Ao contrário de 2010, quando a prova seguiu de Goiânia rumo a Caldas Novas, e depois para Unaí, em Minas Gerais, dessa vez, a prova seguirá direto de Goiás rumo ao Tocantins, onde passará pela primeira vez por Porto Nacional, segunda principal cidade do Estado e distante 60 km da capital Palmas. Já as últimas especiais, entre Teresina, Sobral (CE) e Fortaleza, têm os mesmos destinos dos estágios de 2010, mas com rotas distintas.
Além da competição em si, o Rali dos Sertões terá também ações sociais nas cidades que compõem o trajeto, através do Instituto Brasil Solidário, bem como medidas para manter o meio ambiente saudável nos locais de prova, com planejamento para conservação da trilha, dos acampamentos. A organização da prova também vai realizar um inventário de neutralização dos gases de efeito estufa durante o rali.
As quatro primeiras especiais também farão parte do Sertões Series, campeonato que compreende também as etapas de Botucatu, uma disputada em maio, e outra no fim do ano, o Rali dos Amigos. Outra novidade da edição 2011 é o Sertões Expedition, que visa dar mais chances aos estreantes em participar da prova mesmo com carros sem a preparação dos veículos dos profissionais; apenas os equipamentos de segurança serão indispensáveis.
Rali dos Sertões, 19ª edição:
1ª Etapa - 10/08 – quarta-feira
Goiânia (GO) - Pirenópolis (GO)
Especial cronometrada – 83 km
Total percorrido: 236 km
2ª Etapa - 11/08 – quinta-feira
Pirenópolis (GO) - Porangatu (GO)
Especial cronometrada – 290 km
Total percorrido: 584 km
3ª Etapa - 12/08 – sexta-feira
Porangatu (GO) - Gurupi (TO)
Especial cronometrada – 285 km
Total percorrido: 455 km
4ª Etapa - 13/08 – sábado
Gurupi (TO) - Porto Nacional (TO)
Especial cronometrada – 140 km
Total percorrido: 206 km
5ª Etapa - 14/08 – domingo
Porto Nacional (TO) - Lizarda (TO)
Especial cronometrada – 330 km
Total percorrido: 471 km
6ª Etapa – Maratona – 15/08 – segunda-feira
Lizarda (TO) - Balsas (MA)
Especial cronometrada – 428 km
Total percorrido: 436 km
7ª Etapa - 16/08 – terça-feira
Balsas (MA) - Barra do Corda (MA)
Especial cronometrada – 306 km
Total percorrido: 322 km
8ª Etapa - 17/08 – quarta-feira
Barra do Corda (MA) - Teresina (PI)
Especial cronometrada – 210 km
Total percorrido: 540 km
9ª Etapa - 18/08 – quinta-feira
Teresina (PI) - Sobral (CE)
Especial cronometrada – 253 km
Total percorrido: 505 km
10ª Etapa - 19/08 – sexta-feira
Sobral (CE) - Fortaleza (CE)
Especial cronometrada – 86 km
Total percorrido: 271 km
Fonte: Grande Premio