Chuva, frio e ventania em Goiás
A dona de casa Martina Ribeiro da Silva, de 63 anos, andava pelo centro de Goiânia agasalhada e de posse de uma sombrinha. A cena era comum na manhã de ontem nas ruas. O tempo seco, típico do outono no Centro-Oeste, foi alterado pela entrada de uma frente fria que veio da região Sul e Sudeste do País e trouxe chuva. Não chovia na capital há 40 dias, a última chuva foi no dia 29 de abril.
A temperatura máxima registrada foi de 23,2°C, a segunda mais baixa do ano na capital – a primeira ocorreu no início de janeiro. Na madrugada de ontem, por volta das 2 horas, foi registrado 15,3°C de mínima. Já pela manhã, os termômetros registraram 16ºC. Até então, a temperatura em Goiânia variou entre 26ºC e 28ºC.
No Estado, a temperatura mais baixa foi registrada em Morrinhos, com 13,2°C. De acordo com o Sistema de Meteorologia e Hidrologia do Estado de Goiás (Simehgo), todo o fim de semana no Estado será de tempo nublado e mais frio com a aproximação de uma massa polar, sem previsão de chuva e com sol. A mínima pode chegar a 10°C e máxima de 23°C.
Martina se assustou quando acordou na manhã de ontem e viu o dia chuvoso. A dona de casa precisou acordar às 5 horas para fazer um exame médico e quase não se levantou. Os meteorologistas do Simehgo explicam que é comum esquecermos das chuvas do ano passado. Mas em 2010, foi registrado chuva de 10 milímetros no dia 5 junho.
Com sombrinha e três blusas finas, a técnica em enfermagem, Ana Gomes, 47, revela que não imaginava que estivesse tão frio. “Sempre saio com mais peças de roupa, mas ainda estou com frio”, disse.
Já o pedreiro Dejânio Bonfim, 42, revela que percebeu a temperatura estava mais amena que o normal, mas preferiu não se agasalhar. Ele trajava uma camisa comum e portava uma sobrinha para não se molhar com a fina chuva. “Dá descrença de vim de casaco e no fim da tarde ter que carregar o casaco de volta. Às vezes prefiro passar um pouco de frio”, explica, com os braços arrepiados.
A fina chuva começou por volta da 1 hora. Até o fim da manhã de ontem, o Simehgo registrava índice pluviométrico de 16 milímetros em Goiânia. Para o Sistema de Meteorologia a precipitação nessa época do ano traz benefícios para a saúde da população. A umidade relativa subiu de 39%, na última quinta-feira, (9) para 79% ontem.
Para chefe da sessão de previsão do tempo do Instituto Nacional de Meteorologia em Goiás (Inmet), Marla Mesquita, a alteração no tempo deve durar até hoje com a possibilidade de chuvas isoladas nas regiões leste, centro e sul do Estado. Ela diz ser normal uma ou duas chuvas no mês de junho. “Este mês registramos o dobro de chuva para o mês todo”, calcula.
Fonte: Jornal o Hoje