Governo vai levar internet banda larga a todos os municípios goianos
“Nós aderimos ao programa do Governo Federal no mês de abril, junto ao Conselho Nacional de Política Fazendária - Confaz, garantindo a redução do ICMS, mas fomos além. Enquanto o plano nacional prevê a inclusão de apenas cinco municípios goianos, o governo estadual, por meio da Sectec, vai garantir cobertura de banda larga, a preços subsidiados, em todos os municípios de Goiás”, informa o superintendente executivo da Secretaria de Ciência e Tecnologia – Sectec, Reilly Rangel.
O superintendente destaca que a isenção de ICMS, que permitirá a contratação de serviços de fornecimento de banda larga por, no máximo, R$ 30,00 – a uma velocidade de 512Kbps – é apenas a primeira fase do Programa Goiás Conectado, projeto que visa democratizar, no Estado, o acesso à internet banda larga e, por conseguinte, fortalecer o processo de inclusão digital da população. “Além disso, o Goiás Conectado – visa a uma requalificação de toda infraestrutura de comunicação de dados do Estado, o que permitirá a modernização de serviços e processos ‘online’ já disponibilizados hoje – bem como a implementação de novos serviços –, a criação de uma rede metropolitana voltada exclusivamente para a Educação e a Pesquisa, resultando num processo massivo de inclusão digital, reposicionando Goiás no cenário nacional nas áreas de acesso e infraestrutura de comunicação de dados”, explica Rangel.
Segundo Reilly, o governo está planejando o lançamento oficial da primeira fase do Goiás Conectado – chamado de Banda Larga Popular – para o dia 17 de junho, simultaneamente nas cidades de Aparecida de Goiânia, Catalão e Palmeiras de Goiás. Ao todo, o programa possui 14 etapas a serem alcançadas, sendo a isenção do ICMS para os serviços oferecidos a primeira delas. As demais etapas devem ser realizadas por meio de parcerias entre o Estado, governos municipais, governo federal, instituições de ensino e pesquisa, empresas públicas e privadas e organizações do terceiro setor.
Fonte: Goiás Agora