Com faixa preferencial, ônibus atingem maior velocidade

12:32 1 Comments A+ a-



Uma política pública simples e até certo ponto fácil de ser aplicada: proibir o estacionamento na faixa da direita e impedir as conversões à esquerda. Mas elas demoraram a acontecer. Porém, desde que colocadas em prática, há menos de um ano, já trazem resultados. Nas avenidas T-7 e T-9, na Região Sul de Goiânia, a velocidade média dos ônibus teve um pequeno ganho desde que o transporte coletivo ganhou um corredor preferencial.

Nas duas vias, a velocidade média operacional aumentou 8% por volta das 7 horas, quando o trânsito já está movimentado de pessoas em direção ao trabalho e às escolas. No fim da tarde, perto das 17 horas, a melhora chega a 20% na T-7 e a 34% na T-9. "As políticas públicas estão sendo implementadas, mas Goiânia tem carros demais. Estamos sofrendo o impacto da explosão nos números da frota, que em breve chegará a 1 milhão de veículos. Não há solução mágica para isso", avalia o presidente da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), Miguel Tiago.

Goiânia vive a expectativa da criação de outros 14 corredores preferenciais de ônibus, mas eles dependem de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade. Embora não sejam projetados para uso exclusivo do transporte coletivo, os números fazem acreditar que a preferência vai implicar em mais velocidade aos ônibus.

O único corredor exclusivo existente em Goiânia é o Eixo Anhanguera, em operação desde 1981. Está em fase de elaboração de projeto o corredor Norte-Sul, que será operado com a tecnologia BRT (ônibus de trânsito rápido, pela tradução do inglês), modalidade tida como a evolução do metrô.

Outra intervenção próxima de ser aplicada é a criação da primeira ciclovia de Goiânia, que vai ligar o Jardim Guanabara ao Terminal Praça da Bíblia. A promessa do prefeito Paulo Garcia era de iniciar a construção logo após a temporada de chuvas. No entanto, o presidente da AMT, Miguel Tiago, diz que o projeto técnico está em fase de acabamento.

A ciclovia deve ter cerca de 12 quilômetros de extensão. Entre as motivações para a cosntrução da ciclovia, estão os quase 250 mil ciclistas da capital, os acidentes envolvendo este grupo e a redução do uso do automóvel.

Fonte: O Popular

1 comentários:

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Hyra.
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7 de junho de 2011 às 10:27 delete

Os BRT's são a solução para o trânsito em GYN. Metrô é muito complicado, caro, demorado e já tem quem pense que é um erro! Sim, porque furar o solo e viver debaixo dele tem seus custos a médio e longo prazo - NY que o diga! As ciclovias deveriam ser pensadas com mais seriedade também. Num tempo em que as pessoas estão cada vez mais preocupas com a saúde, andar de bike por toda a cidade seria aliar o problema do trânsito e da saúde. Tomara que o prefeito ganhe a próxima eleição para que essas mudanças saiam do papel. Aí sim, GYN seria outra, bem melhor de se viver.

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