Paulo Garcia cria secretaria para acompanhar reforma

10:16 2 Comments A+ a-


Sebastião Peixoto, ex-presidente do Instituto Municipal de Assistência à Saúde (Imas), foi o escolhido pelo prefeito Paulo Garcia para ser o titular da Secretaria Especial de Regularização Fundiária. O órgão vai administrar as obras de reforma no Zoológico de Goiânia para sua reabertura no próximo Dia das Crianças, 12 de outubro.

Paulo, acompanhado pelo jornalista Washington Novaes, apresentou, ontem de manhã, as especificações da função de Peixoto e da secretaria. Em 18 meses de obras, apenas 15% foram concluídas. Para finalizar os trabalhos, Peixoto terá à disposição 80 servidores, trabalhando entre 7 e 18 horas, com refeições nos canteiros e pagamento de horas-extras pela administração municipal.

“O prefeito garantiu a mim apoio material e de pessoal”, frisa Peixoto, que contará com o apoio do coronel Nicolas Limongi, na condução das obras. Uma das novidades será a construção da portaria principal no lado leste do Zôo, próximo aos equipamentos para exercícios. A nova portaria terá 90 metros quadrados de área construída.

As obras vinham sendo administradas por quatro órgãos municipais – Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e Agência Municipal de Obras (Amob). O diretor do Zoológico, veterinário Rafael Cupertino, passa a se dedicar à administração do espaço. Atualmente, apenas as vias internas estão concluídas. As ações nos próximos 113 dias estarão voltadas para o término dos prédios dos setores Extra, Quarentena, Biotério, rede elétrica subterrânea e de esgoto. O prédio da administração será entregue no Natal.

Durante a visita, Novaes afirmou a Garcia ser favorável ao conceito de bioparque, pelo qual, o visitante mergulha nos universos animal e vegetal, vivenciando múltiplos mundos sensoriais e de muitas espécies diferentes. “O Zoológico de Goiânia é de uma época em que as pessoas não viam animais. Agora, basta ligar a televisão”. Novaes se diz cônscio das dificuldades às mudanças. O prefeito, entretanto, ressalta que o processo de mudanças é uma ideia ainda em voga.

RESGATE

O Zoológico está fechado desde o dia 21 de julho de 2009, após a morte de 47 de animais de grande porte, por determinação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). À época se assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), para realização de obras de adaptação do espaço às necessidades dos animais. Desde então, morreram no recinto 194 animais. O planetal atual é de 523 animais, incluindo 14 nascidos entre janeiro e abril deste ano, distribuídos em quase 200 espécies, o que corresponde à metade da população máxima que o Zôo já abrigou. Nos últimos oito anos, registrou-se 886 mortes de animais no Zôo goianiense. (Carla Monteiro)

Fonte: Jornal o Hoje

2 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
22 de junho de 2011 às 17:44 delete

Estão querendo acabar com Goiânia mesmo. Quanto mais o Sr prefeito Paulo Garcia mexe mais fede, tudo por conta do PMDB. Esse Sebastião Peixoto não é um que acabou com a Secretária das Crianças tempo atrás não, pelo amor de Deus. Em vez de ficar falando no Iris, sr prefeito, fala em Deus, em Jesus, para ver se seu governo melhora. A cada dia se desmoronando.
Em vez de dia das Crianças, elas vão ter um pesadelo com essa administração do PMDB, que só acaba com o sonho das delas.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
16 de outubro de 2011 às 19:57 delete

E o pior é reviver esses dinossauros. Nicola Limongi? Afff. Esses coroneis acabaram com a antiga SMT e saíram de lá não faz muito tempo. Deus me livre. Por isso que o PT está do jeito que está... Se continuar assim, não ganha.

Reply
avatar