Pouco espaço e muitos carros

12:17 0 Comments A+ a-

Galtiery Rodrigues

A frota de veículos de Goiânia continua a aumentar e, em complemento a isso, o espaço disponível para estacionar diminui. Na verdade, ele não se altera e o número de vagas é o mesmo há algum tempo. Contudo, diante da elevação constante do número de carros, motos, caminhões e demais meios de transporte nas ruas e avenidas, o que eleva a competitividade pelos centímetros de asfalto e calçada, a sensação é uma só: a de aperto quase insuportável. Por enquanto, motoristas, pedestres e veículos convivem lado a lado e resistem bravamente ao quadro crítico. Mas, em contrapartida, o estresse é onipresente.

Na contagem regressiva para atingir 1 milhão de veículos, Goiânia se vê obrigada a discutir o trânsito com teor prático. Medidas eficazes precisam ser tomadas. A previsão, conforme anunciada pela reportagem, no dia 1º deste mês, era que a cidade atingisse a cifra até ontem. Os dados de maio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), que foi quem previu inicialmente, não confirmam a posição. A frota fechou o quinto mês de 2011 com 993.697 veículos e, levando em consideração as médias diárias de entrada e saída, Goiânia acorda hoje com algo em torno de 996.167 trafegando em suas vias.

Conforme o departamento de estatística do órgão, são registrados pelo menos 295 novos veículos por dia na capital. Em contrapartida, outros 105 deixam a cidade por motivo de transferência. Ou seja, a exatos 3.933 veículos para o trânsito ficar “milionário”, a expectativa matemática é que o número histórico seja alcançado até o dia 4 de julho.

Cifras e quantidades à parte, Goiânia já vive dias de 1 milhão e suas conseqüências diretas. É difícil trafegar, mais complicado ainda cumprir horários, chegar em casa tranquilamente sem ficar preso em pontos de congestionamento e, o que vale destacar como uma das maiores dificuldades e queixas dos motoristas, é o singular esforço feito para conseguir uma brecha no tão disputado espaço que resta para estacionar.

Multas
De janeiro a maio deste ano, foram registradas em Goiânia 24.466 multas referentes a irregularidades ao parar o veículo. O número corresponde a 51,77% do total atingido em 2010, que foi de 51.113. A modalidade que atingiu porcentual mais representativo até então é que diz respeito a estacionar no passeio público ou na faixa de pedestres. Os 7.658 registros é o mesmo que 67,69% das 11.313 autuações feitas em todo o ano passado, na mesma situação.

Fonte: Jornal o Hoje