PC Sistemas investe R$ 2,4 mi em centro de RFID para logística

13:15 0 Comments A+ a-


Laboratório instalado em Goiânia vai desenvolver sistemas para controlar estoques de distribuidores e atacadistas por radiofrequência.

Para ajudar distribuidores e atacadistas a controlarem com mais velocidade a entrada e saída de mercadorias em seus armazéns, a empresa brasileira PC Sistemas investiu 2,4 milhões de reais na implantação de um laboratório para testar soluções de identificação por radiofreqüência (RFID). Segundo a companhia, trata-se do primeiro centro de excelência da América Latina baseado nesta tecnologia direcionando para o setor de logística.

Instalado e uma área de 230 metros quadrados na sede da PC Sistemas, em Goiânia, o novo laboratório será voltado à pesquisa e desenvolvimento de sistemas de RFID que poderão ser implantadas pelo comércio atacadista para aumentar a eficiência da gestão dos estoques.

“Nosso objetivos é criar soluções que permitam fazer inventário mais rapidamente das mercadorias que entram e saem dos centros de distribuição para entrega às lojas de varejo”, informa o presidente da PC Sistemas, Wagner Patrus.

A PC Sistemas é uma empresa nacional especializada no desenvolvimento sistemas de gestão empresarial (ERP) para empresas de logísticas e conta com aproximadamente 1,6 mil clientes. Entre os usuários de seu pacote de software, estão atacadistas como Comercial Esperança, JC Distribuição, Villeforte, Rio do Peixe e Super Adega.

Patrus observa que esse segmento tem margens muito apertadas e que o controle do estoque é vital o sucesso desse negócio. Ele lembra que o Brasil ainda enfrenta muitas barreiras para adotar a tecnologia de RFID nos produtos de bens de consumo por causa do alto custo das tags, com preço que varia entre 6 centravos e 8 centavos. “Ainda é muito caro para a indústria colocar a etiqueta em cada item que vai para as lojas. É preciso ter escala”, afirma o executivo.

Por causa dessa dificuldade, a proposta da PC Sistemas é colocar as etiquetas de RFID nos pallets, que acondicionam as caixas de mercadorias. Assim os conferencistas vão chegar a determinada rua do centro de distribuição e fazer a contagem dos lotes de produtos a distância. A leitura será por meio de uma antena que ficará instalada na empilhadeira.

Contagem mais rápida
Pratus explica que hoje, a conferência dos produtos é feita por leitores de código de barras e o tempo médio para fazer o inventário em um centro de distribuição de 10 mil metros quadrados leva aproximadamente dois dias. Com o sistema de RFID, ele acredita ser possível fazer esse trabalho dentro de duas horas.

“A tecnologia de RFID permitir auditar o estoque mais rápido, diminuir a margem de erros e fraudes”, afirma o presidente da PC Sistemas. A identificação por radiofreqüência possibilitará ainda, segundo ele, diminuir a quantidade de conferencistas.

O laboratório de RFID da PC Sistemas foi implantado com base em modelos adotados por centros de excelência em logística da Europa e Estados Unidos. O local vai desenvolver e fazer simulações em tempo real do uso da tecnologia por distribuidores e atacadistas.

As soluções serão pesquisadas em parceria com outras empresas como fabricantes de coletores. A produtora de software já tem planos de criar uma aplicação de RFID com sistema de voz para liberar as mãos do conferencista na hora da contagem das mercadorias em centros de distribuição.

Fonte: Computerworld (Uol)
Foto: Não identificado