Aviões serão montados até outubro em Goiás

10:26 0 Comments A+ a-


Vandré Abreu

Aeronaves agrícolas da marca americana Thrush devem começar a ter suas peças importadas para Goiás daqui a 90 dias, montando em um galpão no aeroporto de Anápolis as primeiras aeronaves. Em 120 dias, as primeiras aeronaves – usadas em plantações para colocação de agrotóxicos – serão totalmente montadas na cidade a 60 quilômetros de Goiânia. A responsabilidade será da empresa norte-americana Cableworks, com um escritório sediado em Brasília.

A produção será subsidiada pelo Estado de Goiás e a carta de intenções já foi assinada com a participação da Secretaria de Indústria e Comércio (SIC), de Gestão e Planejamento (Segplan) e Goiás Parcerias. A área escolhida para ser a sede da fábrica se dá pela proximidade com o Porto Seco de Anápolis. De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Alexandre Baldy, a produção das aeronaves vem ao encontro da política do governador Marconi Perillo.

Baldy destaca que as aeronaves fortalecem as cadeias produtivas primárias do Estado, favorecendo o setor primário, a agricultura. Por ser em subsidiadas pelo governo, as aeronaves terão um preço mais em conta para o produtor goiano e, então, o setor se beneficiará com os produtos. De acordo com a carta de intenções, o governo goiano ainda irá avaliar a compra de três aeronaves Thrush para utilizar no combate ao incêndio, embora não se comprometa a efetuar o negócio.

Em Goiás, serão produzidos os modelos 510P (motores Pratt & Whitney) e 510G (motores GE) de modo total ou parcial (apenas montagem) para toda a América do Sul. No acordo, o Estado se compromete a estimular uma cooperação técnica com a Cableworks; asfaltar a pista do ae­- roporto de Anápolis em frente ao hangar principal; aprovar o programa Produzir ou similar para o projeto; articular a criação de mecanismo de financiamento de aviões para agricultores pelo Fundo Constitu- cional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO).

Fonte: Jornal o Hoje