obras do Aeroporto podem ser retomadas em 90 dias
As obras foram iniciadas em março de 2005 e interrompidas dois anos depois, por determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), que apontou superfaturamento na execução dos serviços. A intervenção provocou um impasse entre o TCU e o consórcio de empresas que executam a obra - formado pela Odebrecht e Via Engenharia.
Segundo Mabel, desde o mês de agosto do ano passado, a bancada federal tem tentado, junto à Infraero, o TCU e as empresas que trabalham na construção, um acordo para que os trabalhos sejam retomados. “Se formos discutir isso na justiça, fazer novas licitações e perícia, daqui cinco anos ainda não teremos um aeroporto”, entende.
Na avaliação dele, um acordo entre todas as partes envolvidas está próximo. “Foram feitos todos os levantamentos e auditorias e estou confiante que, nos próximos meses, vamos recomeçar as obras com muita força”.
Mabel destacou ainda que a questão merece um esforço conjunto para se buscar uma solução imediata. “Não podemos perder o contrato que aí está. Se nós perdermos, vamos ficar sem data para começar outra vez. Acredito que nos próximos 90 dias, o canteiro de obras recomece”, disse, em tom confiante.
Questionado se o anúncio de Goiânia como uma das sedes da Copa América em 2014 pode contribuir para que este processo seja acelerado, Mabel acredita que a pressão por infraestrutura pode auxiliar: “Assim a gente pode mostrar que tem que existir uma boa vontade maior de todas as partes”.
Fonte: Portal 730
Foto: Mauricio Neto