Vendas de veículos crescem 33% em Goiás

12:57 0 Comments A+ a-


Em maio, setor registrou melhor resultado do ano em Goiás, com a venda de 11.074 veículos

Apesar dos esforços do Banco Central (BC) para por um freio no consumo, o mercado goiano de automóveis continua tão aquecido que até relembra épocas de abundância de crédito fácil. As estratégias das montadoras, que vão desde taxas reduzidas até bônus de 2,5% do valor do total para atrair mais compradores, fizeram maio fechar com o terceiro melhor resultado da série histórica de vendas do setor.

Foram comercializados em um único mês 11.074 carros pelas concessionárias de Goiás - o melhor mês em vendas este ano. O resultado é 33% maior do que o de maio de 2010 (8.322) e representa um salto de 7,4% na comparação com abril desse ano (10.302), conforme dados do Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos Automotores de Goiás (Sincodive-GO).

Ameaçadas pelas medidas de contenção da inflação do governo federal, as concessionárias partiram para o ataque nos últimos meses para não perder mercado. Fizeram campanhas publicitárias, deram bônus de montadoras e, principalmente, mostraram com letras garrafais as vantagens para o consumidor de cumprimento das exigências de maior entrada na compra a prazo de um carro novo.

Com o consumidor pagando entre 20% e 30% do valor do veículo antes de tomar o crédito, as medidas de contenção do consumo perderam força. Diante desse cenário, as revendas aproveitaram para queimar a oferta de estoque de modelos 2011/2011, oferecendo vantagens atrativas. O resultado, na avaliação de diretores comerciais, foi o sucesso de vendas.

O mês de maior só perdeu para março de 2010, quando o fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) levou milhares de goianos às concessionárias, em busca de menores preços. Naquele mês foram vendidos 11.797. Em dezembro do ano passado, com a injeção do 13° salário na economia e oferta de crédito abundante, foram comercializados 12.594 - o melhor resultado da série histórica.

Salto
Na Belcar Veículos, as vendas cresceram 15% sobre abril. O gerente de vendas da concessionária, João Satiro, afirma os financiamentos com taxas atrativas e subsidiadas foram responsáveis pelo avanço. Segundo ele, os bônus de incentivo da fábrica, que chegaram a R$ 2,3 mil, também funcionaram como atrativo. "O mercado continua aquecido e junho deve registrar um novo crescimento", prevê.

A concessionária Volkswagen permitiu que modelos fossem adquiridos com taxa de 0% em até 12 meses. Com 30% de entrada, por exemplo, é possível comprar um Gol com taxa de 0,99% em até 36 meses. "Com a grande oferta de estoque da linha 2011/2011 conseguimos ainda crescer 17% em relação a maior do ano passado", destaca João Satiro.

A Pinauto, por sua vez, teve crescimento de 26% em maio. Para isso, o gestor de vendas da concessionária, Romildo de Paula, informa que a empresa investiu numa política comercial agressiva para manter os negócios em alta. Entre as medidas, ofereceu brindes, como tanques cheio e seguro grátis. "Mesmo com as limitações do governo, as vendas continuam em alta", revela Romildo.

Taxa
Para o diretor comercial da Renauto, Melchior Filho, o cliente que faz as contas percebe uma pequena alta dos juros cobrados hoje, mas isso só é visível para quem financia 100% do valor. Em 60 vezes sem entrada, a taxa média passou de 1,45% para 1,60%.

"Quem dá entrada, consegue uma taxa melhor". Com as vendas estáveis em maio, ele acredita na expectativa de bom desempenho das vendas em 2010 deva se repetir este ano, mesmo contra a vontade do governo. "Estamos, por exemplo, com a versão do novo Sandero. As vendas para o mês de junho devem ficar aquecidas", prevê.

Em maio, o bancário Fábio Machado Rezende, de 29 anos, comprou Novo Uno 2011/2012 diante das vantagens do mercado. Após pechinchar, encontrou as melhores promoções no mês passado: o seguro saiu de graça.

Fonte: Jornal O Popular