Ciclovia esbarra em 3 obstáculos

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Projeto básico passa por adequações. Problemas vão de desnível em pista a travessia de ponte
Alfredo Mergulhão

Com promessa de ser iniciada após o término do período de chuvas neste ano, a construção da primeira ciclovia de Goiânia esbarra na necessidade de alterações em três pontos do trajeto e não tem data para começar. No traçado original concebido pelo Plano Diretor aprovado na Câmara Municipal em 2007, existem dois pontos de estrangulamento e um trecho que requer intervenções mais amplas. O incentivo à mobilidade por meio de bicicletas é uma das intervenções consideradas viáveis para desafogar e humanizar o trânsito. Conforme o POPULAR mostrou ontem, o excesso de carros fez a velocidade média do transporte coletivo cair 28% nos últimos três anos.

De acordo com a Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT), o projeto básico passa por adequações analisadas em parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento (Seplam) e a Agência Municipal de Obras (Amob). Uma das mudanças será na Avenida Vera Cruz, no Jardim Guanabara. O local apresenta desníveis no canteiro central, onde está previsto passar a pista da ciclovia no bairro.

O chefe da divisão de Planejamento e Controle de Tráfego da AMT, Marcelo Pontes Pereira, explica que o trecho requer um trabalho de nivelamento semelhante ao que está sendo feito na Avenida Ricardo Paranhos, nos lugares onde funcionará uma pista de corrida. Outro problema a ser enfrentado é o declive da avenida, que pode oferecer riscos aos ciclistas.

Os dois pontos de estrangulamento estão localizados sobre pontes. A primeira fica na Avenida Vereador José Monteiro, no Setor Negrão de Lima, e passa em cima do Rio Meia Ponte. A outra fica na 5ª Avenida, por cima dos trilhos da antiga estrada de ferro. Em ambos locais, há o risco de colocar os ciclistas em conflito com ônibus e carros no trânsito, pois existem apenas duas pistas. Como trata-se de uma obra grande, com 12 quilômetros de extensão, a Prefeitura deve licitar a execução dos trabalhos. Para isso, o projeto básico tem de ser finalizado para abrir o processo licitatório. A ciclovia vai ligar o Jardim Guanabara ao Terminal Praça da Bíblia, onde pretende-se construir um bicicletário.

Mesmo sem lugares adequados para transitar, ciclistas já optaram por deixar o carro em casa e evitar o trânsito. O arquiteto Artur Basílio Ferreira, de 27 anos, vai ao trabalho diariamente de bicicleta. "Percorro três quilômetros em cinco minutos pedalando. De carro, levo cerca de 20 minutos", disse.

Fonte: O Popular