Usuários sofreram com atrasos pela manhã de ontem
A Metrobus informou que cerca de 50 veículos ficaram impossibilitados de rodar porque estariam em conserto na oficina. Um outro que teve problemas foi o vendedor Odílio Bispo, de 40 anos. Ele revela que precisou se apertar para conseguir entrar no ônibus junto à multidão que se aglomerou na estação Padre Pelágio. Por sorte, conta que sai sempre adiantado de casa para não sofrer com imprevistos. “Mesmo assim cheguei no limite do meu horário de entrada na loja.” Um dos fiscais da plataforma de Embarque do Metrobus, que não quis ser identificado, confirmou o problema com os ônibus.
Segundo ele, os atrasos de ontem foram pequenos se comparado aos vistos no início da semana passada. “O intervalo entre um veículo e outro, que normalmente seria de cinco minutos, saltou para quase 20.”
Licitação
Ainda pela manhã, o presidente da Metrobus, Carlos Maranhão, reconheceu os atrasos. Mas que o problema seria minimizado à tarde. “A linha será reforçada com 30 veículos, que deixam a oficina agora à tarde”, disse. Apesar disso, ele confessou que a medida seria apenas paliativo. “A única solução para a melhoria do transporte naquela linha é nova licitação para compra de ônibus novos”. Ainda segundo o diretor, a expectativa com a licitação é de normalizar a linha antes do fim desse ano. “O pontapé inicial para a abertura dessa licitação será dado já na próxima quarta-feira. Com isso, o transporte dos usuários deve ficar mais ágil já no segundo semestre.”
O mesmo fiscal que confirmou o atraso ainda revelou o mal estado dos veículos usados na linha que corta a capital. “Tem carro que, de tão velho, já perdeu até o teto. Com isso, em tempo de chuva é melhor ir a pé que pegar o Eixo”, apontou. Ele também reclama da falta de segurança nas plataformas. “Somos vítimas de assalto quase todas as noites. Se o problema fosse só o dinheiro da empresa tudo bem. Só que os assaltos acabam por colocar em risco também a vida de quem está esperando o ônibus ou trabalhando na plataforma”, desabafou.
Fonte: Jornal O Hoje