Ciclovia: Construção inicia após chuvas

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Após lon­go pe­rí­o­do de rei­vin­di­ca­ções, ci­clis­tas e aman­tes de es­por­te pu­de­ram co­me­mo­rar on­tem o lan­ça­men­to do pro­je­to da pri­mei­ra ci­clo­via per­ma­nen­te de Go­i­â­nia. Com apro­xi­ma­da­men­te 12 qui­lô­me­tros de ex­ten­são, as obras da ci­clo­via Nor­te-Cen­tro co­me­ça­rão após o pe­rí­o­do chu­vo­so (maio). Ela te­rá iní­cio no Jar­dim Gua­na­ba­ra, no vi­a­du­to da BR-153, e pas­sa­rá pe­las ave­ni­das Ve­ra Cruz, São Fran­cis­co, In­de­pen­dên­cia até a Pra­ça da Bí­blia. O pri­mei­ro tre­cho que se­rá exe­cu­ta­do par­te da BR até o ae­ro­por­to San­ta Ge­no­ve­va.

O pre­fei­to Pau­lo Gar­cia não adi­an­tou o va­lor to­tal da obra, mas ga­ran­tiu que os re­cur­sos vi­rão da pró­pria ad­mi­nis­tra­ção. A Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Pla­ne­ja­men­to (Se­plam) e a Agên­cia Mu­ni­ci­pal de Trânsito (AMT) já realizam es­tu­do dos lo­ca­is que po­de­ri­am re­ce­ber a ci­clo­via. O tre­cho es­co­lhi­do aten­deu cri­té­rios téc­ni­cos, co­mo ter­re­no pla­no, pos­si­bi­li­da­de de uti­li­zar par­te dos pas­sei­os pú­bli­cos (cal­ça­da), por con­cen­trar mui­tos tra­ba­lha­do­res e li­gar o Ei­xo Anhan­gue­ra.
Além da pos­si­bi­li­da­de de a­ten­der ci­clis­tas e aman­tes de es­por­te em ge­ral, o projeto tem o ob­je­ti­vo de dar su­por­te prin­ci­pal­men­te aos tra­ba­lha­do­res da re­gi­ão. “O tra­ça­do da via não foi ide­a­li­za­do ape­nas pa­ra ser­vir ci­clis­tas, es­por­tis­tas e quem gos­tar de pas­se­ar, mas prin­ci­pal­men­te pa­ra aten­der tra­ba­lha­do­res, co­mer­cian­tes”, disse o pre­si­den­te da AMT, Mi­guel Ti­a­go.

No pro­je­to tam­bém es­tá pre­vis­to a ins­ta­la­ção de bi­ci­cle­tá­rio pró­xi­mo ao fi­nal da ci­clo­via (Pra­ça da Bí­blia) pa­ra que o ci­clis­ta pos­sa dei­xar a bike e se­guir de ôni­bus pa­ra o tra­ba­lho, ca­so ne­ces­sá­rio. Ci­clo­via tam­bém se­gui­rá tra­je­tos al­ter­na­dos, par­te em can­tei­ros cen­tra­is e par­te em cal­ça­das. “Co­mo a obra se­rá feita nos pró­xi­mos mes­es, tra­je­to po­de so­frer al­te­ra­ções de acor­do com ne­ces­si­da­des téc­ni­cas.”

O pro­je­to pi­lo­to veio após re­u­ni­ões e dis­cus­sões com in­te­gran­tes do gru­po Pe­dal Go­i­a­no, que se mo­bi­li­zou a par­tir de re­des so­ci­ais na in­ter­net pa­ra pres­sio­nar a Pre­fei­tu­ra. Du­ran­te o lan­ça­men­to, o pre­fei­to, em tom de brin­ca­dei­ra, dis­se que a pres­são era tão for­te no Twit­ter que pen­sou às ve­zes até em en­cer­rar sua con­ta no mi­crob­log.
“Mas a ver­da­de é que a ci­clo­via re­ve­la mu­dan­ça de pos­tu­ra da Pre­fei­tu­ra em tra­tar de ques­tões de mo­bi­li­da­de ur­ba­na. A bi­ci­cle­ta não pro­duz po­lu­en­te, não en­gar­ra­fa­ e a po­pu­la­ção cri­a­rá es­se há­bi­to aos pou­cos”, dis­se Pau­lo. (Ma­ri­na Du­tra)

Fonte: Jornal o Hoje