Repasses para a saúde poderão ser mensais

12:59 0 Comments A+ a-


O go­ver­na­dor Mar­co­ni Pe­ril­lo anun­ciou on­tem, du­ran­te so­le­ni­da­de de as­si­na­tu­ra do de­cre­to de con­vo­ca­ção da 7ª Con­fe­rên­cia Es­ta­du­al da Sa­ú­de, que pre­ten­de tor­nar men­sais os re­pas­ses de re­cur­sos do Or­ça­men­to des­ti­na­dos à Sa­ú­de. Um es­tu­do pa­ra re­or­de­nar os re­pas­ses foi so­li­ci­ta­do à Se­cre­ta­ria de Es­ta­do de Ges­tão e Pla­ne­ja­men­to (Se­glan). Atu­al­men­te Go­i­ás des­ti­na 12% de seu Or­ça­men­to pa­ra a Sa­ú­de, ou se­ja, pa­ra es­te ano es­tão pre­vis­tos o re­pas­se de R$ 930,508 mi­lhões.

“Quan­do sair­mos des­sa cri­se fi­nan­cei­ra ini­ci­al do go­ver­no, nós va­mos bus­car men­sal­men­te es­se re­pas­se à Sa­ú­de, por­que da for­ma co­mo é ho­je, com um úni­co re­pas­se no fi­nal de ca­da ano, não é pos­sí­vel pla­ne­jar ações mais efe­ti­vas pa­ra es­sa área”, ex­pli­cou o go­ver­na­dor, acres­cen­tan­do ain­da que o go­ver­no te­rá o de­sa­fio de com­pa­ti­bi­li­zar a re­cei­ta com as des­pe­sas de ca­da uni­da­de de sa­ú­de.

Mar­co­ni tam­bém anun­ciou a de­ci­são de o go­ver­no não cons­tru­ir hos­pi­tais re­gi­o­nais no­vos. De acor­do com ele, ao lon­go dos anos, Go­i­ás re­gis­trou a cons­tru­ção de mui­tos hos­pi­tais re­gi­o­nais que fo­ram mu­ni­ci­pa­li­za­dos e que ho­je es­tão su­ca­te­a­dos. “O úni­co que se­rá cons­tru­í­do é o da re­gi­ão no­ro­es­te e na­da mais que is­so”. Pa­ra me­lho­rar o aten­di­men­to re­gi­o­nal, o go­ver­no pre­ten­de fa­zer con­vê­ni­os com hos­pi­tais mu­ni­ci­pa­is de gran­de e mé­dio por­te.
“Que­re­mos o se­guin­te: o quan­to é ne­ces­sá­rio de re­cur­so pa­ra que o Hugo fun­ci­o­ne bem, pa­ra que o HDT fun­ci­o­ne bem? Pa­ra que to­das as uni­da­des de sa­ú­de do Es­ta­do me­lho­rem o aten­di­men­to? Va­mos fir­mar par­ce­rias, re­for­mar, am­pli­ar as uni­da­des, mas cons­tru­ir no­vos hos­pi­tais re­gi­o­nais não es­tá no nos­so pla­no”, in­for­mou.

A de­ci­são de não cons­tru­ir mais hos­pi­tais re­gi­o­nais no in­te­ri­or do Es­ta­do emi­te si­nal de aler­ta pa­ra a re­gi­ão nor­te, que até ho­je não pos­sui uma uni­da­de de aten­di­men­to. A li­ci­ta­ção pa­ra a cons­tru­ção do Hos­pi­tal Re­gi­o­nal do Nor­te em Uru­a­çu foi fei­ta pe­lo Es­ta­do no go­ver­no Al­ci­des Ro­dri­gues (PP), mas ain­da não saiu do pa­pel. O se­cre­tá­rio de Sa­ú­de, An­tô­nio Fa­lei­ros, afir­ma que a obra não saiu do pa­pel por di­fi­cul­da­des fi­nan­cei­ras do Es­ta­do. No en­tan­to, a de­ci­são ca­be­rá ao go­ver­na­dor, que adi­an­tou on­tem que o go­ver­no da­rá to­do o su­por­te às pre­fei­tu­ras que de­ci­di­rem na cons­tru­ção de no­vas uni­da­des.

Con­fe­rên­cia
A so­le­ni­da­de pa­ra a as­si­na­tu­ra do de­cre­to de con­vo­ca­ção da 7ª Con­fe­rên­cia Es­ta­du­al da Sa­ú­de, re­a­li­za­da on­tem no 10ª an­dar do Pa­lá­cio Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, re­u­niu di­ver­sas li­de­ran­ças da área da Sa­ú­de. A con­fe­rên­cia se­rá re­a­li­za­da en­tre 21 e 23 de se­tem­bro, em Go­i­â­nia, e dis­cu­ti­rá po­lí­ti­cas pú­bli­cas.

Fonte: O Hoje