Patrimônio histórico, praça cívica está tomada por carros

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O mo­nu­men­to às três ra­ças se con­fun­de com a in­fi­ni­da­de de car­ros que to­mou o lu­gar do pa­tri­mô­nio. A es­cul­tu­ra no cen­tro da Pra­ça Cí­vi­ca de­ve­ria ser ro­de­a­da ape­nas de jar­dins e os pré­di­os ins­pi­ra­dos na ar­qui­te­tu­ra art dé­co – cons­tru­í­dos ain­da na fun­da­ção de Go­i­â­nia, na década de 30. Mas o que foi pla­ne­ja­do e man­ti­do co­mo re­fe­rên­cia e car­tão pos­tal da ca­pi­tal po­de ser de­fi­ni­do ho­je ape­nas co­mo um gi­gan­tes­co es­ta­cio­na­men­to a céu aber­to.
Mes­mo o Ins­ti­tu­to do Pa­tri­mô­nio His­tó­ri­co e Ar­tís­ti­co Na­ci­o­nal (Ip­han), em seu dos­siê de tom­ba­men­to his­tó­ri­co da ca­pi­tal, de­fi­ne a pra­ça co­mo he­ran­ça da cul­tu­ra go­i­a­na. Até por is­so, guar­dar car­ros ali di­vi­de opi­ni­ões. Co­mer­cian­tes e fla­ne­li­nhas apói­am a ideia. As­sim co­mo parte de quem tra­ba­lha no Cen­tro Ad­mi­nis­tra­ti­vo Pedro Ludovico Teixeira ou ime­di­a­ções. Gen­te que afir­ma pre­ci­sar do es­pa­ço de con­vi­vên­cia dos go­i­a­nos pa­ra guar­dar o car­ro.

Pa­ra ou­tros, mu­ni­dos de con­sci­ên­cia his­tó­ri­ca, ver o car­tão pos­tal e a área de se­gu­ran­ça do Es­ta­do to­ma­da por ve­í­cu­los, além de feio, é in­se­gu­ro. “Quem che­ga de ou­tra ci­da­de ou Es­ta­do pa­ra vi­si­tar o cen­tro ad­mi­nis­tra­ti­vo se im­pres­sio­na ao ver o cen­tro do Es­ta­do e as es­cul­tu­ras mar­ge­a­das por ve­í­cu­los e fla­ne­li­nhas”, re­ve­la um mo­to­ris­ta da Se­cre­ta­ria de Es­ta­do do Pla­ne­ja­men­to e De­sen­vol­vi­men­to (Se­plan), lo­ta­do há 15 anos no pré­dio em meio à pra­ça, mas que pre­fe­riu não se iden­ti­fi­car.

Co­mo se não bas­tas­se ver a his­tó­ria per­der es­pa­ço pa­ra o co­mo­dis­mo, o mo­to­ris­ta ain­da as­so­cia a pra­ça a um enor­me ba­nhei­ro. “Quan­do es­tou es­pe­ran­do na pra­ça, te­nho que su­bir no ban­co e sen­tar no en­cos­to. Por­que o lu­gar que de­ve­ria ser­vir de des­can­so é usa­do co­mo ba­nhei­ro pe­los fla­ne­li­nhas, que to­ma­ram a pra­ça.” Co­mo o lo­cal con­ta com pe­lo me­nos uma de­ze­na de­les e não tem ba­nhei­ro, ele de­nun­cia que as ne­ces­si­da­des são fei­tas em qual­quer lu­gar.

Ne­ces­si­da­de
O co­ro­nel Re­no Ju­li­us Mes­qui­ta, sub-che­fe do ga­bi­ne­te mi­li­tar do Pa­lá­cio Pe­dro Lu­do­vi­co Tei­xei­ra, re­lem­bra ter par­ti­ci­pa­do, em sua ju­ven­tu­de, de di­ver­sas co­me­mo­ra­ções e até shows de mú­si­ca po­pu­lar na pra­ça. Ho­je, la­men­ta ter vis­to a de­man­da por es­pa­ço trans­for­mar a pra­ça em es­ta­cio­na­men­to. “Quem tra­ba­lha nas se­cre­tá­rias ou na re­gi­ão pre­ci­sa de um lo­cal pa­ra dei­xar o car­ro. In­fe­liz­men­te, não há ou­tro lu­gar público pa­ra is­so a não ser na pra­ça.”

Ele de­cla­ra ain­da que, mes­mo sen­do usa­da co­mo es­ta­cio­na­men­to, to­dos os mo­nu­men­tos fo­ram pre­ser­va­dos e sem per­der es­pa­ço. “Tu­do es­tá de mes­mo jei­to e em mes­mo lu­gar que es­ta­va na fun­da­ção”, ga­ran­te o co­ro­nel. Ain­da se­gun­do ele, não há res­tri­ção ne­nhu­ma quan­to o uso do lo­cal pa­ra es­ta­cio­na­men­to. “A mai­or par­te dos even­tos acon­te­cem nos fi­nais de se­ma­na ou fe­ri­a­dos. Mes­mo que um ou­tro acon­te­ça em ho­rá­rio co­mer­cial, po­de­mos sim­ples­men­te res­trin­gir o es­ta­cio­na­men­to na­que­la da­ta.”
Mes­qui­ta ain­da re­ve­la ter vis­to pro­je­tos pa­ra a re­vi­ta­li­za­ção da Pra­ça Cívica. Um de­les, in­clu­si­ve, com um es­ta­cio­na­men­to sub­ter­râ­neo e que dei­xa­ria a pra­ça li­vre. Mas que, por en­quan­to, na­da foi de­fi­ni­do – até porque o governo do Estado passa, no momento, por grandes dificuldades econômicas.

Fonte: O Hoje