Cai incidência de raios em Goiânia
Os dados, que consideram a quantidade de raios por quilômetro quadrado, constam de estudo divulgado nesta semana pelo Grupo de Descargas Atmosféricas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Elat/Inpe), para o biênio 2009-2010. Nacionalmente, ocorreu crescimento médio de 11% na quantidade de raios que atingiram o solo. A pesquisa compilou os raios registrados nos 3.181 municípios cobertos pelo monitoramento. Instituição também identificou aumento entre as 92 cidades com mais de 200 mil habitantes. A comparação é feita com o período 2005-2008.
“A ocorrência de tempestades possui variação espacial muito grande e, por isso, municípios menores têm maior chance de apresentar altos valores de densidade”, explica o líder do estudo, Osmar Pinto Júnior, para a perda de posições de Goiânia. “No conjunto dos municípios analisados, a incidência cresceu 5%”, diz Osmar, salientando o crescimento de 28% na incidência de raios em Santo Antônio de Goiás (a 35 quilômetros de Goiânia) se deve as características locais de relevo.
Concreto
Como raios estão associados a tempestades, a urbanização pode ser apontada como responsável pelo aumento, já que o calor exalado pelo concreto e a poluição gerada pela crescente frota veicular propicia a formação de chuvas. “Tanto essas cidades têm mais tempestades quanto elas estão, também, cada vez mais intensas. Estamos falando de quase 15 milhões de raios por ano.”
Na lista geral de cidades, Porto Real (RJ), às margens da via Dutra, é a vencedora do ranking, 27 raios por quilômetros quadrados, enquanto em Goiás, a maior incidência não supera a casa dos 10 raios por quilômetros quadrados.
Os raios causam, anualmente, 132 mortes em todo o País, sendo que 77% delas acontecem no verão e primavera. O fenômeno também gera prejuízo de R$ 1 bilhão ao ano, principalmente no conserto de equipamentos danificados. Em Goiás, entre 2000 e 2009, registrou-se 80 mortes por queda de raio, dos quais quatro em Goiânia. (Carla Monteiro)
Fonte: Jornal o Hoje
Foto: Gustavo Maia
4 comentários
Write comentáriosparabéns pelo seu blog . È o melhor que achei sobre o estado de Goiás
ReplyObrigado pelo carinho!
ReplySugiro que divulgem os nomes das empresas especializadas e confiavéis, que fazem instalação e manutenção de pára raios.
ReplyVoces naobfalaram Quantos raios caem por ano em Goiânia
Reply