Goiás na corrida para sediar treinamentos olímpicos em 2016

11:52 0 Comments A+ a-




Goiânia, Anápolis, Itumbiara, Caldas Novas e Catalão. Esses são alguns dos municípios que se cadastraram para sediar treinamentos olímpicos e paraolímpicos Rio 2016. O caderno de encargos foi entregue ao presidente da Agência Goiana de Esportes e Lazer (Agel), José Roberto de Athayde Filho, na tarde desta terça-feira (5/04), na sede da Acieg – Associação Comercial e Industrial de Goiás. O processo de cadastramento passará por seis etapas . O resultado final deve ser conhecido em um mês e a pré-seleção sairá no próximo dia 15.

A capital goiana cadastrou o ginásio Rio Vermelho, Goiânia Arena, Centro de Excelência, estádio Serra Dourada,Centros de Treinamento do Vila Nova, Atlético Goianiense e Goiás; Clube Jaó, Clube Tubarão e Clube Ferreira Pacheco. O titular da Agel, que entregará o caderno ao governador, prometeu que o Centro de Excelência ficará pronto entre dois e três anos.

José Roberto disse que para a Copa do Mundo as coisas são mais fáceis, porque no Brasil o futebol se encontra no topo, porém as modalidades olímpicas e paraolímpicas enfrentam mais obstáculos. “Precisamos do apoio da imprensa para dar visibilidade às nossas modalidades olímpicas para que elas recebam apoio da iniciativa privada também com patrocínios”.

O presidente da Agel diz que a iniciação esportiva do Estado tem 6 mil alunos e que além de uma visibilidade social há promessa do surgimento de talentos. “Além das escolinhas o alto rendimento vai possibilitar um treinamento de nível técnico elevado com o Centro de Excelência”. Ao final José Roberto ressaltou que o governador Marconi Perillo está dando a mesma atenção tanto às olimpíadas como à Copa do Mundo.

O processo para cadastramento de cidades de treinamento Pré-Jogos visa identificar instalações esportivas que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das federações internacionais para que os comitês olímpicos e paraolímpicos nacionais possam trazer seus atletas ao estado de Goiás antes dos Jogos, buscando a concentração e o aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.

Uma comissão avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio/2016, com apoio do Comitê Olímpico Brasileiro – COB , Comitê Paraolímpico Brasileiro - CPB e Ministério do Esporte avaliarão a adequação dos locais às exigências do regulamento.

Participaram também da entrega do caderno de encargos, Gefferson Aragão, da Goiás Turismo; Arione José de Paula (supervisor do caderno); Geso Oliveira, ex-presidente do Vila Nova; Helenir Queiroz, presidente da Acieg..

Texto: Vânia Lourenço

Goiânia,05 de abril de 2011
Assessoria de Imprensa Agel
3201 6068
imprensa@agel.goias.gov.br