BR-153 volta a ser monitorada

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Após qua­tro anos, co­me­ça a ins­ta­la­ção de redutores ele­trô­ni­cos de velocidade nas ro­do­vi­as fe­de­ra­is que cor­tam Go­i­ás. O pri­mei­ro apa­re­lho foi mon­ta­do on­tem na BR-153, em fren­te ao Pa­ço Mu­ni­ci­pal. Ini­ci­al­men­te os equi­pa­men­tos vão mo­ni­to­rar 46 qui­lô­me­tros da ro­do­via en­tre Go­i­â­nia e Apa­re­ci­da de Go­i­â­nia – nas pro­xi­mi­da­des do La­go da Bar­ra­gem Jo­ão Lei­te até o re­tor­no sul de Apa­re­ci­da. O tre­cho foi es­co­lhi­do por ser con­si­de­ra­do um dos mais vi­o­len­tos com re­la­ção ao nú­me­ro de aci­den­tes.

A ve­lo­ci­da­de má­xi­ma per­mi­ti­da em to­do o per­cur­so se­rá de 80 qui­lô­me­tros por ho­ra, mas se­rá re­du­zi­da a 40 qui­lô­me­tros on­de hou­ver bar­rei­ras. O pri­mei­ro no­vo ra­dar de Go­i­ás já es­tá pron­to pa­ra apli­car mul­tas. Po­rém, o De­par­ta­men­to Na­ci­o­nal de In­fra­es­tru­tu­ra e Tran­spor­te (Dnit) ain­da aguar­da pa­re­cer téc­ni­co do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Me­tro­lo­gia, Nor­ma­li­za­ção e Qua­li­da­de In­dus­tri­al (In­me­tro) que irá ve­ri­fi­car a nor­ma­li­da­de do apa­re­lho nos pró­xi­mos di­as, pa­ra en­tão a fis­ca­li­za­ção ser ini­ci­a­da. A mul­ta pa­ra quem pas­sar pe­la fis­ca­li­za­ção ele­trô­ni­ca em ve­lo­ci­da­de aci­ma do per­mi­ti­do é de R$ 574,71 e se­te pon­tos na car­tei­ra de ha­bi­li­ta­ção. O ra­dar ou bar­rei­ra de­ve ter to­le­rân­cia de até 15% além da ve­lo­ci­da­de per­mi­ti­da.

Em Go­i­ás, o Dnit pre­vê a ins­ta­la­ção de 338 fai­xas de bar­rei­ras ele­trô­ni­cas e 218 de ra­da­res fi­xos. No pe­rí­me­tro ur­ba­no de Go­i­â­nia e Apa­re­ci­da se­rão ins­ta­la­dos 34 ra­da­res e oi­to bar­rei­ras ele­trô­ni­cas, sen­do es­tas úl­ti­mas so­men­te em Apa­re­ci­da. A as­ses­so­ria de im­pren­sa do ór­gão in­for­mou que nos pró­xi­mos di­as irá di­vul­gar os pon­tos on­de se­rão ins­ta­la­dos os equi­pa­men­tos em to­do o Es­ta­do. O su­pe­rin­ten­den­te re­gi­o­nal do Dnit em Go­i­ás, Al­fre­do Sou­bi­he Ne­to, se ba­seia em es­tu­dos e es­ta­tís­ti­cas da Po­lí­cia Ro­do­vi­á­ria Fe­de­ral (PRF) que de­mons­tram a re­du­ção de até 70% de aci­den­tes nos pon­tos on­de já fo­ram uti­li­za­dos re­du­to­res de ve­lo­ci­da­de em ro­do­vi­as, pa­ra in­di­car a vol­ta da fis­ca­li­za­ção co­mo po­si­ti­va.

Aci­den­tes
Se­gun­do es­ta­tís­ti­cas da PRF, em 2006, quan­do as lom­ba­das ain­da es­ta­vam ati­va­das, fo­ram re­gis­tra­dos 3.349 aci­den­tes. No ano se­guin­te, após a re­ti­ra­da das lom­ba­das ele­trô­ni­cas fo­ram 4.241. Em 2008, os ca­sos su­bi­ram pa­ra 5.159. De 2007 pa­ra 2008, por­tan­to, o au­men­to de aci­den­tes em BRs go­i­a­nas foi de 22,6%. A si­tu­a­ção fez com que o nú­me­ro de aci­den­tes re­gis­tra­dos nas BRs au­men­tas­se a ca­da ano. Nos úl­ti­mos nú­me­ros di­vul­ga­dos pe­lo Nú­cleo de Re­gis­tro de Aci­den­tes da PRF, re­fe­ren­tes a 2009 e 2010, fo­ram 11.090 aci­den­tes e 639 mor­tes.

Du­ran­te o pe­rí­o­do sem lom­ba­das, tan­to o nú­me­ro de co­li­sões en­tre ve­í­cu­los quan­to nú­me­ro de atro­pe­la­men­tos cres­ce­ram. Em 2009, oi­to pes­so­as mor­re­ram atro­pe­la­das nas ro­do­vi­as fe­de­ra­is. Já de ja­nei­ro a maio de 2010, fo­ram qua­tro mor­tes de pe­des­tres. O de­par­ta­men­to de es­ta­tís­ti­ca do PRF pas­sa por re­for­mu­la­ção tec­no­ló­gi­ca por is­so não foi pos­sí­vel aces­so a da­dos atu­ais so­bre os atro­pe­la­men­tos.

Fis­ca­li­za­ção
A fis­ca­li­za­ção ele­trô­ni­ca, que re­gis­tra a ve­lo­ci­da­de do ve­í­cu­lo, foi re­ti­ra­da em 2007 após o fim do con­tra­to com a em­pre­sa que até en­tão era res­pon­sá­vel pe­lo ser­vi­ço. Em 2008, por re­co­men­da­ção do Mi­nis­té­rio Pú­bli­co Fe­de­ral (MPF), os equi­pa­men­tos fo­ram re­li­ga­dos ape­nas co­mo me­di­da edu­ca­ti­va, sem emi­tir mul­tas. Po­rém, seu fun­cio­na­men­to foi en­cer­ra­do em ja­nei­ro de 2009, por fal­ta de ma­nu­ten­ção e pa­ga­men­to de ener­gia elé­tri­ca.

O pri­mei­ro pro­ces­so de li­ci­ta­ção foi re­a­li­za­do em 2007 e o se­gun­do, um ano de­pois, po­rém am­bos não fo­ram fi­na­li­za­dos. No dia 21 de agos­to do ano pas­sa­do, o Dnit lan­çou no­va li­ci­ta­ção pa­ra con­tra­ta­ção de em­pre­sas. Es­te edi­tal foi fi­na­li­za­do em de­zem­bro de 2010 quan­do três em­pre­sas na­ci­o­nais fi­ca­ram res­pon­sá­veis pe­la ins­ta­la­ção e ma­nu­ten­ção dos no­vos apa­re­lhos. A as­ses­so­ria do ór­gão in­for­mou que as em­pre­sas têm até agos­to de 2011 pa­ra ins­ta­la­rem no mí­ni­mo 20% das lom­ba­das e ra­da­res em Go­i­ás.

Fonte: Jornal o Hoje

13 comentários

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27 de abril de 2011 às 12:27 delete

Em fim !! Após muitos e muitos acidentes diariamente resolveram fixar esses moderadores de velocidade na BR 153 ... perto tb ga GO-020 ... já não estava mais dando para sair de casa

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8 de maio de 2011 às 15:19 delete

Leonardo...
otimó isso...
mas o limite de velecidadeveria ser 100 KM
pq acontece acidentes pq querem andar a 160,km, 200km, agora a 100 quilometros fiac melhor o carro nao fica tao condicionado...
a 80 gasta d+, imagina os 1.0 oloko ode jogar fora pq só tem ladera mó subidão absurdo.

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Anônimo
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16 de maio de 2011 às 12:22 delete

15.000 MULTAS POR MÊS, NO MÍNIMO

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Anônimo
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20 de maio de 2011 às 12:02 delete

isso é uma vergonha para todos cidadoes,uns dizendo que isto irá melhorar...isso que é um assalto a luz do dia e ninguém faz nada para mudar isso....

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Marcos
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17 de julho de 2011 às 22:50 delete

Nenhum está funcionando. São falsos. Não tem sensores. Somente enganação.

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Anônimo
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9 de agosto de 2011 às 21:13 delete

Pena que o governo de Goias nao vai usar o dinheiro das multas para cuidar das estradas, cuida só dos seus próprios interesses

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Anônimo
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26 de outubro de 2011 às 23:11 delete

Estes aparelhos não são para reduzir acidentes,mais sim para aumentar contas correntes.Ridiculo vc está em uma rodovia e ter que reduzir a velocidade pela metade.Tinha q ser com países desenvolvidos,que tem velocidade maxima e minima também.
Se querem reduzir acidente,tem e q envestir em rodovias não em radares.

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Anônimo
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6 de janeiro de 2012 às 14:43 delete

quando vai abrir o concurso para patrulha rodoviaria federal,orgao de fiscalização do dnit?

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Anônimo
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6 de janeiro de 2012 às 14:44 delete

espero respostas ,obrigada .

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Anônimo
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13 de março de 2012 às 13:39 delete

essas estradas nao sao estaduais e sim federais governo de goias nao participa de nada e sim o ladrao dnit

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Anônimo
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13 de março de 2012 às 13:43 delete

dnit quer ganhar mais dinheiro com radares ao inves de acabar com acidentes ficam inventando desculpa de acidentes e um absurdo uma multa de 574.71 isso e um roubo

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Anônimo
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16 de março de 2012 às 11:12 delete

ESSA BARREIRA ESTA TUDO LOUCA PASSEI NA PISTA DE MÉDIA A 70 KM POR HR E ELA ME MULTOU NA MESMA HR PASSAOU UM CARRO DO MEU LADO NA PISTA DE ALTA A UNS 90 KM E NÃO PEGOU. ISSO E UM ROUBO VOU ENTRAR COM PROCESSO CASO ESSA MULTA CHEGUE.

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Anônimo
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9 de junho de 2012 às 22:36 delete

CONCORDO COM O POST ANTERIOR POIS A LOMBADA QUE FAZ DIVISAO DO JOAO BRAZ COM O BAIRRO GOIA ESTA TIRANDO "FOTINHA" DE TODO MUNDO.ISTO E UM ABSURDO.HJ 09.06.2012 PASSEI 4 VEZES NO LOCAL COM VELOCIDADE DE 25KM EM TODAS AS PASSAGENS FUI MULTADO, SO ESTOU ESPERANDO AS MULTA CHEGAR PARA RECORRER JUDICIALMENTE, POIS ESTE E FURTO QUALIFICADO.

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