BR-153 volta a ser monitorada
A velocidade máxima permitida em todo o percurso será de 80 quilômetros por hora, mas será reduzida a 40 quilômetros onde houver barreiras. O primeiro novo radar de Goiás já está pronto para aplicar multas. Porém, o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit) ainda aguarda parecer técnico do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) que irá verificar a normalidade do aparelho nos próximos dias, para então a fiscalização ser iniciada. A multa para quem passar pela fiscalização eletrônica em velocidade acima do permitido é de R$ 574,71 e sete pontos na carteira de habilitação. O radar ou barreira deve ter tolerância de até 15% além da velocidade permitida.
Em Goiás, o Dnit prevê a instalação de 338 faixas de barreiras eletrônicas e 218 de radares fixos. No perímetro urbano de Goiânia e Aparecida serão instalados 34 radares e oito barreiras eletrônicas, sendo estas últimas somente em Aparecida. A assessoria de imprensa do órgão informou que nos próximos dias irá divulgar os pontos onde serão instalados os equipamentos em todo o Estado. O superintendente regional do Dnit em Goiás, Alfredo Soubihe Neto, se baseia em estudos e estatísticas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que demonstram a redução de até 70% de acidentes nos pontos onde já foram utilizados redutores de velocidade em rodovias, para indicar a volta da fiscalização como positiva.
Acidentes
Segundo estatísticas da PRF, em 2006, quando as lombadas ainda estavam ativadas, foram registrados 3.349 acidentes. No ano seguinte, após a retirada das lombadas eletrônicas foram 4.241. Em 2008, os casos subiram para 5.159. De 2007 para 2008, portanto, o aumento de acidentes em BRs goianas foi de 22,6%. A situação fez com que o número de acidentes registrados nas BRs aumentasse a cada ano. Nos últimos números divulgados pelo Núcleo de Registro de Acidentes da PRF, referentes a 2009 e 2010, foram 11.090 acidentes e 639 mortes.
Durante o período sem lombadas, tanto o número de colisões entre veículos quanto número de atropelamentos cresceram. Em 2009, oito pessoas morreram atropeladas nas rodovias federais. Já de janeiro a maio de 2010, foram quatro mortes de pedestres. O departamento de estatística do PRF passa por reformulação tecnológica por isso não foi possível acesso a dados atuais sobre os atropelamentos.
Fiscalização
A fiscalização eletrônica, que registra a velocidade do veículo, foi retirada em 2007 após o fim do contrato com a empresa que até então era responsável pelo serviço. Em 2008, por recomendação do Ministério Público Federal (MPF), os equipamentos foram religados apenas como medida educativa, sem emitir multas. Porém, seu funcionamento foi encerrado em janeiro de 2009, por falta de manutenção e pagamento de energia elétrica.
O primeiro processo de licitação foi realizado em 2007 e o segundo, um ano depois, porém ambos não foram finalizados. No dia 21 de agosto do ano passado, o Dnit lançou nova licitação para contratação de empresas. Este edital foi finalizado em dezembro de 2010 quando três empresas nacionais ficaram responsáveis pela instalação e manutenção dos novos aparelhos. A assessoria do órgão informou que as empresas têm até agosto de 2011 para instalarem no mínimo 20% das lombadas e radares em Goiás.
Fonte: Jornal o Hoje
13 comentários
Write comentáriosEm fim !! Após muitos e muitos acidentes diariamente resolveram fixar esses moderadores de velocidade na BR 153 ... perto tb ga GO-020 ... já não estava mais dando para sair de casa
ReplyLeonardo...
Replyotimó isso...
mas o limite de velecidadeveria ser 100 KM
pq acontece acidentes pq querem andar a 160,km, 200km, agora a 100 quilometros fiac melhor o carro nao fica tao condicionado...
a 80 gasta d+, imagina os 1.0 oloko ode jogar fora pq só tem ladera mó subidão absurdo.
15.000 MULTAS POR MÊS, NO MÍNIMO
Replyisso é uma vergonha para todos cidadoes,uns dizendo que isto irá melhorar...isso que é um assalto a luz do dia e ninguém faz nada para mudar isso....
ReplyNenhum está funcionando. São falsos. Não tem sensores. Somente enganação.
ReplyPena que o governo de Goias nao vai usar o dinheiro das multas para cuidar das estradas, cuida só dos seus próprios interesses
ReplyEstes aparelhos não são para reduzir acidentes,mais sim para aumentar contas correntes.Ridiculo vc está em uma rodovia e ter que reduzir a velocidade pela metade.Tinha q ser com países desenvolvidos,que tem velocidade maxima e minima também.
ReplySe querem reduzir acidente,tem e q envestir em rodovias não em radares.
quando vai abrir o concurso para patrulha rodoviaria federal,orgao de fiscalização do dnit?
Replyespero respostas ,obrigada .
Replyessas estradas nao sao estaduais e sim federais governo de goias nao participa de nada e sim o ladrao dnit
Replydnit quer ganhar mais dinheiro com radares ao inves de acabar com acidentes ficam inventando desculpa de acidentes e um absurdo uma multa de 574.71 isso e um roubo
ReplyESSA BARREIRA ESTA TUDO LOUCA PASSEI NA PISTA DE MÉDIA A 70 KM POR HR E ELA ME MULTOU NA MESMA HR PASSAOU UM CARRO DO MEU LADO NA PISTA DE ALTA A UNS 90 KM E NÃO PEGOU. ISSO E UM ROUBO VOU ENTRAR COM PROCESSO CASO ESSA MULTA CHEGUE.
ReplyCONCORDO COM O POST ANTERIOR POIS A LOMBADA QUE FAZ DIVISAO DO JOAO BRAZ COM O BAIRRO GOIA ESTA TIRANDO "FOTINHA" DE TODO MUNDO.ISTO E UM ABSURDO.HJ 09.06.2012 PASSEI 4 VEZES NO LOCAL COM VELOCIDADE DE 25KM EM TODAS AS PASSAGENS FUI MULTADO, SO ESTOU ESPERANDO AS MULTA CHEGAR PARA RECORRER JUDICIALMENTE, POIS ESTE E FURTO QUALIFICADO.
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