Pioram hábitos dos goianienses

12:54 3 Comments A+ a-


O Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de di­vul­gou on­tem os nú­me­ros da pes­qui­sa Vi­gi­lân­cia de Fa­to­res de Ris­co e Pro­te­ção pa­ra Do­en­ças Crô­ni­cas por In­qué­ri­to Te­le­fô­ni­co (Vi­gi­tel Bra­sil 2010). O es­tu­do in­di­ca que o go­i­a­ni­en­se fu­ma mais, per­ma­ne­ce se­den­tá­rio e tem ali­men­ta­ção pou­co sa­u­dá­vel. O per­cen­tu­al de adul­tos fu­man­tes na ca­pi­tal os­ci­lou de 14% em 2006 pa­ra 14,6% em 2010. Ten­dên­cia con­trá­ria ao ob­ser­va­do no Pa­ís, on­de caiu de 16,2% pa­ra 15,1% no pe­rí­o­do. Na po­pu­la­ção mas­cu­li­na, o há­bi­to de fu­mar en­tre os go­i­a­ni­en­ses su­biu de 15,9% pa­ra 19,7%, en­quan­to as mu­lhe­res su­biu de 10,1% pa­ra 12,4%.

O ca­sal Dio­ní­sio Sfre­do, 78, e Ge­ral­da Tei­xei­ra do Nas­ci­men­to, 58, é exem­plo de quem lu­ta con­tra es­ses nú­me­ros. Ex-fu­man­tes, eles ago­ra pra­ti­cam exer­cí­cios e fi­cam de olho na di­e­ta pa­ra ga­ran­tir uma me­lhor qua­li­da­de de vi­da. “Des­de que dei­xa­mos de fu­mar, nos­sa sa­ú­de me­lho­rou bas­tan­te. Aca­bou o can­sa­ço. Ho­je fa­ze­mos ca­mi­nha­da e hi­dro­gi­ná­ti­ca com re­gu­la­ri­da­de.Tam­bém nos pre­o­cu­pa­mos com ali­men­ta­ção”, ga­ran­tiu Sfre­do. Se­gun­do ele, o ca­sal faz hi­dro­gi­ná­ti­ca du­as ve­zes por se­ma­na e ca­mi­nha três di­as se­ma­nais.

Ele con­ta que era pro­fes­sor uni­ver­si­tá­rio (ho­je es­tá apo­sen­ta­do) e a cor­re­ria do dia-a-dia di­fi­cul­ta­va man­ter uma ro­ti­na mais sa­u­dá­vel. “Quan­do es­ta­va tra­ba­lhan­do, não da­va tem­po nem de co­mer di­rei­to”, res­sal­ta, ga­ran­tin­do que ho­je man­tém di­e­ta com mui­tas fru­tas e ver­du­ras à me­sa.

Pe­so
O per­cen­tu­al de adul­tos com ex­ces­so de pe­so em Go­i­â­nia su­biu de 38,4% pa­ra 44,6% nos qua­tro anos de in­ter­va­lo da pes­qui­sa. En­tre ho­mens, o ín­di­ce cres­ceu de 44,8% pa­ra 51,9%, já en­tre as mu­lhe­res, saiu de 32,3% e foi pa­ra 37,5%. O nú­me­ro de obe­sos tam­bém cres­ceu de 9,2% pa­ra 11,9%, o au­men­to é ob­ser­va­do tan­to em ho­mens (de 9% pa­ra 11,7%) co­mo em mu­lhe­res (de 9,5% pa­ra 12,1%). Es­ses au­men­tos se­ri­am de­cor­ren­tes de há­bi­tos ali­men­ta­res na­da sa­u­dá­veis.

A pes­qui­sa mos­tra que a po­pu­la­ção es­tá con­su­min­do me­nos fei­jão (im­por­tan­te fon­te de fer­ro e fi­bras) e mais lei­te in­te­gral, além de car­ne com gor­du­ra apa­ren­te. Ou­tro fa­tor con­si­de­ra­do pre­o­cu­pan­te é o con­su­mo da quan­ti­da­de re­co­men­da­da de fru­tas e hor­ta­li­ças – cin­co por­ções di­á­rias, de acor­do com a Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Sa­ú­de (OMS). Os ali­men­tos, nes­sas pro­por­ções, são con­su­mi­dos por ape­nas 18,2% da po­pu­la­ção (19,7% dos go­i­a­nos). Por ou­tro la­do, 34,2% dos en­tre­vis­ta­dos di­zem que se ali­men­tam de car­nes ver­me­lhas gor­du­ro­sas ou de fran­go com pe­le.

A Vi­gi­tel Bra­sil 2010 re­ve­la tam­bém que 14,2% dos adul­tos no pa­ís são se­den­tá­rios (12,2% em Go­i­â­nia) e, por­tan­to, não pra­ti­cam ne­nhum ti­po de ati­vi­da­de fí­si­ca.

Fonte: O Hoje

3 comentários

Write comentários
Anônimo
AUTHOR
19 de abril de 2011 às 23:35 delete

Não há dúvidas de que fumar prejudica a saúde.

Mas me expliquem qual a lógica

Ao mesmo tempo que as "autoridades" buscam desestimular o habito de fumar, vem alguns e querem "conceder o direito do maconheiro se drogar".

É um absurdo querer liberar a maconha que comprovadamente causa esquizofrenia e sempre altera o humor do individuo e ao mesmo tempo se posicionar contra o fumo, que no máximo, causa doenças aos fumantes.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de setembro de 2011 às 10:16 delete

anonimo gostaria de saber qual parte da discussao da discrimaliza;ao da maconha voce nao entendeu? primeiramente, a questao do cigarro e da maconha sao coisas adversas. Esquizofrenia e uma doen;a psica, hereditaria e que nao tem nada a ver com maconha e mais que droga voce usa? a;ucar, alcool, remedio para dormir. infelizmente a sociedade faz uso da maconha para ficar doidao, mas e uma puta de uma planta medicinal, que varios paises usa para os devidos fins, e a questao da sua probibi;ao esta mais ligada com leis de mercado e competi;ao, do que com as alter;aos que faz no usuario. E sinceramente nao conhe;o nenhum maconheiro que tenha matado, mas conhe;o uma monte de bebem que ja quebrou pelo menos um nariz.

Reply
avatar
Anônimo
AUTHOR
9 de junho de 2012 às 23:23 delete

BOM. MUITO BOM MESMO! DEORLANDO DUARTE..

Reply
avatar